Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/10/2010 - RMG - “Por que fazer-se missionário?”
Fotos do artigo -RMG – “POR QUE FAZER-SE MISSIONÁRIO?”
(ANS – Roma) – A duas semanas do solene envio da 141ª Expedição Missionária, novas contribuições, provenientes dos mesmos protagonistas desse evento, permitem refletir sobre o verdadeiro sentido de ‘ser missionários hoje’.

‘Missões Dom Bosco’ produziu mais uma versão do vídeo síntese do ‘Harambée 2010’ e da cerimônia de entrega do crucifixo aos missionários da 141ª expedição. Nessa contribuição, mais longa e mais entrosada que a precedente, emergem sobretudo algumas falas que repisam com clareza a necessidade que há de missionários para este nosso tempo.

“Por que fazer-se missionário?”. A pergunta fê-la a si mesmo também o P. Václav Klement, Conselheiro Geral para as Missões, enquanto acompanhava os membros salesianos que se preparavam para expedição. Em primeiro lugar – afirma o P. Klement – o envio missionário “é uma expressão da Igreja Católica e da catolicidade e universalidade da Congregação”.

Por sua vez, o P. Vittorio Castagna, sacerdote salesiano italiano, também mandado no dia 26 de setembro passado como missionário para a Guatemala, raconta ter optado pelo apostolado missionário impelido por um grande entusiasmo, nascido após ter visionado “vídeos e filmes sobre terras de missão e ter ouvido missionários que, de volta à Itália, racontavam-nos a nós as suas experiências”. Sucessivamente, através da oração, compreendeu que seguir Dom Bosco, em seu caso pessoal significava ir às missões: “Da mihi animas - explica no vídeo – para mim se concretiza no partir para longe, para terras que eu não escolhi: recebi!”.

Como o P. Castagna, também o P. Simplice Tchoungang optou por ser missionário, seguindo um percurso até a poucos anos inimaginável: passar da África à Europa. “É importante evangelizar o mundo, até aos confins da terra”. Usando uma feliz metáfora, o P. Tchoungang compara o Evangelho a uma canção: “na Europa – continua – enquanto alguns só ficaram com a música, outros só conhecem as palavras: e não se canta mais a canção”.

O P. Pascual Chávez, enfim, no mesmo vídeo sublinha o valor sempre atual da Missão. O Reitor-Mor dos Salesianos convida a não considerar apenas como um lema o tema da próxima Estréia - “Vinde e vereis” –; convida antes a explorar os ‘ambientes’ que o mundo salesiano oferece para crescer na devotamento aos outros, como no Movimento Juvenil Salesiano e no voluntariado.

O vídeo completo pode-se encontrar em ‘ANSChannel’.

Publicado em 11/10/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês