Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/12/2015 - Brasil - A Comunidade Educativa São José anuncia reflorestamento de parque
Fotos do artigo -BRASIL – A COMUNIDADE EDUCATIVA SÃO JOSÉ ANUNCIA REFLORESTAMENTO DE PARQUE

(ANS - Campinas) – A Comunidade Educativa São José, de Campinas, que envolve a Escola, a ETEC e o UNISAL, acaba de realizar o reflorestamento da nascente localizada no Parque Ecológico de Campinas, para a preservação do lençol freático da cidade e do fornecimento de água para a população. Segundo a diretoria, em outubro foram plantadas mil mudas de árvores nativas, que daqui a alguns anos se tornarão um fragmento de floresta, semelhante a paisagem natural.

“Vale ressaltar que a nascente também alimenta a ecobrinquedoteca que está nesse local e que realiza um trabalho voluntário com treinamento de professores para ensinar as crianças a interagirem com brinquedos feitos de material reciclável” – explica o Diretor, P. Dilson Passos Júnior.

Para contribuir ainda mais com a preservação do lençol freático e evitar a escassez de água, a Comunidade Educativa São José obteve a autorização da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) para suprimir os antigos pinheiros do fragmento de plantio comercial localizados na Escola. Esse plantio pertencia à antiga fazenda que existia na região e que era explorado antes do crescimento da cidade.

Os diretores explicam que os pinheiros, além de absorverem grande quantidade de água do solo, são de uma espécie exótica e estão oferecendo riscos de queda. A respectiva espécie é originária da Flórida (EUA) e pode atingir até 30 metros de altura, possuindo um sistema radicular extremamente profundo e agressivo. Produz uma resina que causa a acidificação e o ressecamento do solo, e facilita o desenvolvimento de formigueiros. “Com o passar do tempo, a madeira pode murchar, definhar, entortar e tornar-se hospedeira de cupins, os quais poderiam comprometer a estabilidade das árvores e, devido a chuvas e ventos fortes, levá-las a cair”, comenta o P. Dilson.

“Atualmente a área onde está o bosque é bastante movimentada, com circulação de grande número de alunos, além de veículos e pedestres, principalmente na Rua Artur Paioli. A queda dessas árvores pode causar acidentes e/ou prejuízos materiais e humanos de grandes proporções. Pensando no bem estar e na segurança dos alunos e da comunidade do entorno do colégio, foi necessária a supressão desse fragmento de plantio comercial de pinheiros” – conclui o mesmo P. Dilson.

Como medida compensatória pela retirada, a SVDS solicitou que fosse realizado o plantio de mil mudas de árvores nativas da floresta brasileira, para incentivar a integração com a fauna da região, baseando-se num Projeto Técnico de Reflorestamento que seguiu rigorosamente a legislação ambiental brasileira e que foi aprovado pelo Órgão ambiental.

Segundo o Sr. Marcelo Oliveira dos Santos, Salesiano Irmão, também Diretor, para contribuir com a recuperação da natureza e, portanto, do meio ambiente, a Comunidade Educativa São José é responsável pela manutenção dessa nova floresta até que ela atinja a sua autossustentação, ou seja: até que as mudas se tornem árvores capazes de se desenvolverem sem a intervenção humana, processo que deve durar aproximadamente dois anos.

Publicado em 12/18/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês