Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/6/2014 - Bélgica - ‘Don Bosco International’ na Semana Verde Europeia
Fotos do artigo -BÉLGICA – ‘DON BOSCO INTERNATIONAL’ NA SEMANA VERDE EUROPEIA

(ANS – Bruxelas) – No dia 4 de junho de 2014, durante a semana verde da União Europeia feita em Bruxelas, o ‘Don Bosco International’ participou do encontro “Green jobs and skills” (Trabalho verde e habilitações).

O encontro visava avaliar como a economia verde esteja remodelando o mundo do trabalho e a exigência de capacidades. Desejava ao mesmo tempo analisar como as políticas educativas e ocupacionais possam responder de modo mais veloz, eficiente e équo, rumo a um modelo de economia circular.

Duas as posições no debate atual: alguns defendem a ideia de que uma economia mais verde detenha um potencial enorme na criação de emprego; e os seus propugnadores defendem que ela é fundamental para garantir um crescimento intelligente, sustentável e inclusivo. Outros ao invés se preocupam com o risco de trasferência da cadeia produtiva a países menos ambientalistas.

Sem dúvida, a mudança climática e a degradação ambiental estão pondo em risco os meios de subsistência e a sustentabilidade futura em muitos setores de atividade econômica em todo o mundo; por outro lado, foi muito bem documentato, nos últimos anos, o deslocamento rumo a economias com baixas emissões de carbônio e com crescimento sustentável.

A nova estratégia da UE para o desenvolvimento sustentável e o emprego, no quadro dos objetivos Europa 2020, põe a inovação e o crescimento verde no centro do seu projeto para a competitividade. Na Alemanha, a integração dos aspectos ambientais já está influenciando fortemente o sistema educativo. Também a tutela do ambiente já foi incluído tanto na formação profissional quanto na Universidade. Algumas regiões da Espanha, entre estas Estremadura e Navarra, mostraram-se ativas no individuar as habilitações para as novas e velhas profissões.

Durante o encontro os oradores mostraram-se concordes em sustentar a necessidade de garantir infraestruturas educativas e estratégias integradas (com que antecipar as adequações industriais e reduzir o impacto social das mesmas) e preparar melhor os jovens e garantir atualização aos trabalhadores.

Pergunta-se: pode nesse trabalho haver oportunidade também para os jovens, especialmente para os mais pobres?

Para saber mais sobre novas capacidades e oportunidades:

Publicado em 18/06/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês