Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/2/2013 - Espanha - Quarta edição do programa de tutoria para inserção sociolaboral
Fotos do artigo -ESPANHA – QUARTA EDIÇÃO DO PROGRAMA DE TUTORIA PARA INSERÇÃO SOCIOLABORAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Madri) – A 4ª edição do programa de tutoria da Federação Pinardi, em colaboração com o Grupo BLC, que inicia nestes dias, prevê várias oportunidades para aperfeiçoar a formação. Entre estas, p. ex., mais tempo dedicado ao trabalho de grupo e aos conteúdos inerentes aos processos de seleção, e o desenvolvimento da profissionalismo dos participantes.

O programa é uma experiência de inserção sociolaboral para jovens, que se realiza através da tutoria empresarial baseada na aquisição de competências experienciais: trata-se de um modelo empresarial que procura obter a melhor utilização da capacidade laboral dos jovens vulneráveis na sociedade.

São cada vez mais numerosos os profissionais do setor dos Recursos Humanos que aderem a esta iniciativa: nesta edição são 14 os tutores que, através da Fundação “Personas y Empresas” colaboram como voluntários e acompanham o processo de crescimento pessoal e social de outros tantos jovens de várias ‘plataformas sociais Pinardi’.

O envolvimento e a experiência dos profissionais do Grupo BLC, unida à relação educativa e ao conhecimento pessoal de cada jovem por parte da equipe de profissionais da Federação Pinardi, permite formar um tandem eficaz, que engendra um processo de crescimento, o qual por sua vez conduz, na maioria dos casos, a uma efetiva inserção no trabalho.

A inserção trabalhista deve passar através da preparação aos processos de seleção, que no contexto hodierno estão cada vez mais voltados a analisar as competências dos candidatos, e perante os quais os jovens do programa manifestaram sentir-se inseguros; portanto esta edição pretende aperfeiçoar o programa para obter resultados melhores. Graças à presença dos “entrevistadores”, os alunos do curso ver-se-ão enfrentando situações reais de entrevistas laborais; tais colóquios, além disso, serão gravados e sucessivamente analisados em nível individual, para desenvolver as habilitações necessárias para superar com êxito os processos seletivos.

Através de ações como estas, a Federação de Plataformas Sociais Pinardi continua o seu empenho por fornecer itinerários integrais para o emprego dos jovens com mais dificuldade de achar emprego: é um programa que se integra com os diversos caminhos formativos que se desenvolvem nas várias Plataformas e que visa adaptar os processos e as experiências de aprendizagem ao mercado do trabalho atual e às suas exigências. Renova-se, assim, “um empenho para a solidariedade na diversidade”, como bem descreveu o tutor José Luis Rodríguez López, Sócio-diretor do BLC “Coaching&Mentoring”.

Atualmente a Federação Pinardi, com as suas plataformas, desenvolve 40 projetos em favor de perto de 2000 beneficiários, desde a promoção da qualidade da vida das crianças à inserção de trabalho dos jovens; desde o apoio aos imigrados à mediação familiar; desde os projetos comunitários à formação e sensibilização ao voluntariado.

Publicado em 19/02/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês