Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/7/2011 - Espanha - Ainda 15 000 refugiados na missão salesiana de Duékoué
Fotos do artigo -ESPANHA – AINDA 15 000 REFUGIADOS NA MISSÃO SALESIANA DE DUÉKOUÉ
(ANS – Madri) – A Procuradoria missionária de Madri – ‘Misiones Salesianas’ – difundiu ontem um comunicado com o qual novamente chama a atenção para a situação reinante na Costa do Marfim e convida as organizações internacionais a investirem no futuro e na reconciliação.

Na missão salesiana de Duekoué continuam refugiadas 15 000 pessoas. O missionário salesiano César Fernández faz saber, através da Procuradoria de Madri, que a situação ainda não foi resolvida: há casas queimadas, destruídas; em todos os lugares continuam os vestígios da violência do conflito; numerosos os sinais das balas. O povo, o olhar perdido, vagueia em alguns casos totalmente desalentado...

A Agência para os Refugiados das Nações Unidas (UNHCR) já fez um plano para criar um campo de refugiados com aceitáveis condições higiênico-sanitárias, tal como haviam pedido “Misiones Salesianas” ainda no mês de março.

Muitas pessoas, todavia, como atestam os missionários de Duékoué, não querem deixar a missão por medo de represálias. Mais de 400 famílias, só no bairro de Carrefour, de Duékoué, perderam as casas e as propriedades; e não sabem aonde ir. A missão continua protegida pela Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (UNOCI - United Nations Operation in Côte d`Ivoire).

Nos próximos dias está prevista uma transferência de refugiados. “Prevê-se que 800 pessoas deixarão a missão, mas serão necessários mais cinco meses e mais, para que tudo volte à normalidade” – afirmam os missionários. Atualmente, o Centro Profissional da missão reabriu as portas, mas somente para 50% das suas atividades, porque muitos alunos ainda não podem frequentar os cursos.

Os Salesianos estão também preocupados com a situação na parte rural do país, sobre a qual ainda não se pôde fazer uma avaliação. “O problema da propriedade das terras é a chave para resolver o conflito a longo prazo; e, ao mesmo tempo, é uma das causas do medo da população rural de voltar às suas próprias casas” – fizeram saber desde a Visitadoria Salesiana da África Ocidental.

“«Misiones Salesianas» convidam as organizações internacionais a investirem no futuro, na reconciliação dos povos e na educação, como elemento chave para o desenvolvimento do País – diz o comunicado enviado de Madri –. No futuro, a longo prazo, a missão salesiana de Duékoué promoverá na região atividades de animação e formação”.

Para tal fim a Procuradoria missionária de Madri abriu um fundo com que ajudar milhares de pessoas da Costa do Marfim. No sítio da Procuradoria estão disponíveis todas as informações.

Publicado em 01/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês