Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/11/2015 - Serra Leoa - Kumbrabai: graças a um novo poço esperança para todo um povo pós-ebola
Fotos do artigo -SERRA LEOA – KUMBRABAI: GRAÇAS A UM NOVO POÇO ESPERANÇA PARA TODO UM POVO PÓS-EBOLA

(ANS – Kumbrabai) – Kumbrabai, pequeno vilarejo no interior da Serra Leoa, a 100 quilômetros de  Freetown, a capital, sabe o que é sofrer o estigma do ebola. A epidemia se nutriu da sua população e um terço dos seus habitantes morreram. Agora, livre do vírus, vê renascer, graças aos Salesianos, a esperançacom a construção de um poço que permitirá à população preservar sua saúde e melhorar suas plantações.

Kumbrabai, longe da estrada principal e de outras vilas, só pode ser alcançada por estradas rurais. Encontra-se numa zona que na estação das chuvas vira palude, imersa em densa vegetação, com casas de adobe e, como em toda a Serra Leoa, com muitas crianças.

O primeiro caso de ebola verificou-se em julho de 2014. Seguiram-se muitos outros: num primeiro momento todos pensavam que fosse uma questão de... bruxaria. Entrementes a vila se enchia de mortos e infecções. Dos 270 habitantes, 82 morreram, 65 pessoas infectadas fugiram (delas não se soube mais nada), 12 venceram a epidemia. Houve casos em que morreram famílias inteiras. Noutras apenas um membro sobreviveu...

Desde que surgiu o ebola, tudo mudou em Kumbrabai: o vilarejo sofre hoje o estigma da sua própria gente, quenão admite entrar em casas em que tenha havido mortes. E nem sequer o povo de outras vilas deseja relacionar-se com o de Kumbrabai.

Os Salesianos ajudaram Kumbrabai durante todo esse período e se empenharam por continuar também agoradepois que o ebola parece ter deixado a Serra Leoa. Durante a epidemia estiveram ajudando com frequentes visitas, acompanhando a população, distribuindo alimentos e água. Agora querem continuar a fazê-lo com projetos concretos, que de fato melhorem a vida do povo e lhe permitam reencontrar a esperança.

A construção de um poço foi o primeiro passo em favor dos habitantes de Kumbrabai para melhorar as condições de vida e aprender hábitos... sadios. Até agora um pequeno pântano, de água suja, servia tanto para o banho quanto para lavar roupa,beber, dessedentar os animais.

Graças a essa infraestrutura – o poço – realizada pelos Salesianos, Kumbrabai poderá também melhorar as suas colheitas, visto que antes dois terços das colheitas se perdiam direto, devido à falta de condições climáticas ede água; e pela presença de parasitas.

A esse projeto se juntarão outros, como a distribuição de sementes, o ensino de novas técnicas agrícolas para a melhoria das culturas e a criação de uma escola local, a fim de escolarizar as crianças.

Publicado em 24/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês