Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/10/2012 - Espanha - DBYN e oportunidades educacionais em face da crise
Fotos do artigo -ESPANHA – DBYN E OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS EM FACE DA CRISE
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Logroño) - De 11 a 14 de outubro, o Don Bosco Youth Net (DBYN) organizou, em Logroño, um seminário abordando os temas extremamente atuais do desemprego juvenil e da migração juvenil na Europa. O foco do seminário foi o interesse em explorar o potencial educativo que a crise europeia pode oferecer.

O desemprego dos jovens representa uma verdadeira praga que apaga a esperança do jovem e impede que ele possa projetar e assumir com responsabilidade o próprio futuro. Esta questão está reproduzindo um segundo triste fenômeno, já presente na época de Dom Bosco: a migração de jovens das áreas rurais para as cidades e de países europeus com as maiores taxas de desemprego para aqueles com mais oportunidades... A migração não é privada de riscos para os jovens, que se deslocam abandonando as suas redes de relações e podem facilmente degenerar em isolamento e desânimo, especialmente para aqueles que provêm de ambientes desfavorecidos.

Os representantes do DBYN têm estudado algumas maneiras de proteger os jovens migrantes destes problemas e identificar oportunidades educacionais que podem ser colhidas mesmo neste contexto. O encontro também permitiu aprofundar as ferramentas oferecidas pela UE para promover projetos que enfrentem o problema da migração e do desemprego dos jovens.

Como primeiro resultado desse encontro foi criada uma Coordenação para o desemprego juvenil, com a participação de organizações europeias do DBYN e que será coordenado pelos "Salesianos pelo Social" (Salesiani per il Sociale). Sua tarefa será a de promover as experiências e ações inovadoras sobre a questão.

Em março de 2013, está previsto um seminário intitulado "Apenas o trabalho e nenhuma brincadeira?" para o qual serão convidados, além dos representantes das organizações, os próprios jovens, para que suas necessidades possam ser ouvidas e linhas de ação possam ser implementadas em um futuro próximo. Entre os temas em pauta, haverá a troca de boas práticas, debates sobre voluntariado, formação profissional e programas de mobilidade...

Postado em 19/10/2012

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês