Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/7/2012 - RMG - A Escola e a Formação Profissional Salesiana 2/5: Europa
Fotos do artigo -RMG – A ESCOLA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SALESIANA 2/5: EUROPA

(ANS – Roma) - A segunda etapa do caminho de conhecimento da escola salesiana é dedicada à Europa. No velho continente a escola católica se apresenta como uma realidade não uniforme: cada nação tem uma sua configuração específica. As escolas e os centros de formação profissional são hoje, como nos tempos de Dom Bosco, um dos grandes desafios que a sociedade lança para conseguir o desenvolvimento integral dos jovens.

O componente educativo é uma característica específica das escolas e centros de formação profissional (CFP) salesianos, nos 23 países e 15 Inspetorias europeias. Semelhantemente trabalha-se no Oriente Médio (Egito, Israel, Turquia) e em outros países (Cabo Verde, Marrocos, Tunísia) dependentes de algumas inspetorias europeias.

Hoje o empenho educativo-pastoral dos filhos de Dom Bosco se concretiza em 318 obras de educação formal na Europa e nos oito países não europeus acima citados. Com mais precisão fala-se de 252 escolas, 153 CFP, sete escolas agrícolas, sem esquecer 51 internatos e 35 residências para estudantes.

Na Europa, há nas obras escolares salesianas há cerca de 13.400 professores, religiosos e leigos, e cerca de 4.700 na formação profissional. Os alunos, consideradas as várias faixas de idade e situações sociais, são cerca de 141.000 nas escolas, 41.500 nos CFP.

O Dicastério para a Pastoral juvenil prefixou-se dar continuidade aos processos, responder aos novos desafios da educação formal na Europa, organizar uma nova coordenação com a Comissão Escola Salesiana Europa SDB-FMA, em colaboração com o Âmbito PJ das Filhas de Maria Auxiliadora. É um grupo que promove a reflexão sobre a realidade da educação formal, relativamente ao carisma e à cultura dos jovens, e propõe processos de animação e coordenação da Escola e Formação Profissional, na Europa. Neste momento está-se a elaborar uma proposta de indicadores para a avaliação da identidade da escola salesiana.

Configurou-se, além disso, para a animação da formação profissional, um grupo de trabalho orientado, constituído por 25 pessoas que se reunirão no próximo mês de setembro em Frankfurt, Alemanha. Visto que a fisionomia dos centros de formação profissional na Europa é um tanto complexa, é já tempo de favorecer a máxima solidariedade e o mútuo conhecimento. Assim o grupo terá uma dúplice finalidade: por um lado, revitalizar e ampliar, através do intercâmbio e da reflexão, a coordenação dos Centros de formação Profissional, na Europa; por outro, operar ativamente como grupo, capaz de criar, promover iniciativas naquelas áreas em que as inspetorias salesianas não têm reais possibilidades de meios.

Foi criado um sítio - www.salesians-europe.org – e uma página facebook -  www.facebook.com/salesianseurope - para as escolas e CFP salesianos, na Europa, com a finalidade de dar um rosto, valorizar as suas atividades e, enfim, encorajar e promover relações de conhecimento com organizações externas e empresas.

Nos últimos anos, a realidade educativo-europeia salesiana trabalha e reflete sobre uma ideia central: as Escolas/CFP salesianos oferecem um projeto educativo-pastoral próprio e com sentido humano-cristão diferente das demais instituições educativas. Todo o desenvolvimento pessoal, o ensino e a aprendizagem, a formação da cultura e da sociedade – estarão bem fundamentados se se concentrarem no humanismo cristão.

É por isso importante promover a formação da vocação educativa dos professores que vivem e trabalham no mesmo projeto formativo numa comunidade educativo-pastoral.
 
Continua: ‘A Escola e a Formação Profissional Salesiana 3/5: América’

Publicado em 24/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês