Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/7/2012 - RMG - A escola e a formação profissional salesiana
Fotos do artigo -RMG – A ESCOLA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SALESIANA – 1/5: AÇÃO DO DICASTÉRIO

(ANS – Roma) – ANS propõe, a partir de hoje, um percurso para conhecer a realidade da escola e da formação profissional salesiana no mundo. Cinco fichas apresentarão a identidade e a caminhada em processo nos vários continentes. O ponto de partida é a apresentação da Secretaria Escola e Formação Profissional, parte integrante do Dicastério para a PJ.

É um serviço que visa animar e acompanhar a ação educativo-pastoral salesiana nos níveis não universitários (infância, elementar, ginasial, colegial, formação profissional), com a finalidade de mostrar a presença da Congregação na área da Educação.

Quatro as finalidades fundamentais da Secretaria Escola e Formação Profissional:

a primeira é favorecer e encorajar a identidade específica de uma escola evangelizadora, promovendo uma constante reflexão em diálogo contínuo com os diversos contextos. Por isso se estimulam-se documentos e publicações que indicam o caminho para criar uma escola salesiana evangelicamente significativa hoje. Apoiam-se dias de reflexão regionais e/ou continentais, para a atualização da identidade das instituições educativas, como: escolas  católicas, escolas de inspiração salesiana.

Há em segundo lugar o acompanhamento dos inspetores e dos responsáveis pelas escolas salesianas em seu trabalho de animação e governo. O Dicastério tem a tarefa de unir e servir especialmente os referentes das escolas inspetoriais: “Nós apoiamos o seu encargo de animação para que estejam em condições de responder às novas realidades em que vivem, no respeito da sua autonomia organizativa – diz o P. Miguel Ángel García, responsável pela Secretaria das Escolas –. Em algumas regiões, o papel do Dicastério é também o de convocar e coordenar encontros com os diversos responsáveis inspetoriais das escolas e centros de formação profissional”. Nesta linha trabalha-se para incentivar e promover a pastoral educativo-carismática e a inovação pedagógica da escola salesiana, em sintonia com os contextos educativos de cada realidade.

Oferecer estratégias e instrumentos para a aplicação do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano da escola. Esta terceira finalidade concretiza-se pela oferta de iniciativas formativas para a normal realização da missão educativo-pastoral das Inspetorias e Regiões salesianas. Estimula-se a vocação do educador salesiano e se favorece o estudo em comum dos problemas pastorais na área da educação. O Dicastério procura estar presente nos Congressos e Seminários em que se define a ação pastoral educativa nas regiões ou continentes.

Por último há a promoção de uma adequada coordenação do trabalho em rede, das escolas salesianas, para fortalecer o mútuo conhecimento e o peso da sua representação social e eclesial. Promovem-se atividades tendentes ao trabalho em rede, encorajando às novas tecnologias (www.salesians-europe.org) numa política educativa de qualidade. Significativo também o empenho por colaborar e sintonizar com outras realidades educativas qual a presença da educação salesiana em vários fóruns e organismos: Secretaria Internacional da Escola Católica; Comissão para a Educação da União dos Superiores Gerais; outros. Promove-se igualmente a criação e fortalecimento dos projetos de mobilidade e de intercâmbio na Europa.

A escola e a formação profissional salesiana alcançaram ao longo da história, importantes níveis de valorização e grandes êxitos nas respectivas finalidades educativo-pastorais. O empenho evangelizador passa realmente através da cultura e da educação.

Tudo o que se conseguiu até agora – a imensa riqueza de experiências e de pessoas, e a sua riqueza institucional – deve continuar no seu processo de consolidação e projetação, para o bem de tantas crianças, adolescentes e jovens.

Segue-se, ‘A Escola e a Formação profissional salesiana 2/5: Europa’.

Publicado em 23/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês