(ANS – Roma) – O Dicastério para as Missões salesianas organizou também este ano um curso formativo para os missionários em partida, na 142ª Expedição. Formação teológica, partilha das experiências e módulos sobre a interculturalidade são somente alguns dos instrumentos já preparados para responder plenamente às exigências dos missionários e prepará-los adequadamente para os desafios que os esperam.
O curso ajuda os novos missionários a compreender melhor o alcance da vocação para a “missio ad gentes”. A oração, a escuta de testemunhos, a reflexão pessoal e a partilha de vida com os outros participantes ajudam o missionário a aprofundar as razões profundas de sua partida; enquanto isto, os módulos, os vários laboratórios e as visitas aos lugares significativos da cristandade e do mundo salesiano o enriquecem de competências e experiências significativas para a própria missão.
Quatro são os módulos previstos pelo curso:uma de introdução; um dedicado à descoberta das dinâmicas antropológico-culturais e dos processos de inculturação: um relativo aos princípios da missiologia; e um inerente á especificidade missionária salesiana.
Este ano,estão inscritos no curso 38 participantes – 231 salesianos e 7 irmãs da Caridade de Jesus. Para guiá-los estão pe. Václav Klement, Conselheiro para as Missões Salesianas, que reservou um encontro pessoal com cada missionário; pe. Alfredo Maravilla, pe. Placide Carava e pe. Estanislau Rafalko, membros do Dicastério para as Missões; e três mediadores culturais, os salesianos coadjutor Pedro Sachitula e Mark Choi e pe. John Baptist Khong Huu Hien.
O programa teve início no dia 1º de setembro na Casa Geral da Pisana, em Roma, e se concluirá no dia 25 de setembro próximo, em Turim, com a 142ª Expedição Missionária. Nas jornadas passadas, os missionários alternaram sessões formativas na sala de aula, trabalhos em grupo e momentos de descanso e esporte em comunidade. Divididos em base das línguas, ocuparam-se também da animação da missa quotidiana, e à noite compartilharam a realidade dos respectivos países e culturas com apresentações Power-point ou breves filmes.
Várias foram as visitas feitas pelo grupo n cidade de Roma: aos lugares de São Paulo, apóstolo das nações; às Catacumbas de São Callixto; ao Arquivo histórico da Congregação “De Propaganda Fide”, coordenadora das missões da Igreja Universal; ao Vaticano, com a audiência do Papa; e aos lugares de D. Bosco em Roma.
Domingo, 18 de setembro os missionários chegaram ao lugar onde nasceu o carisma salesiano. Com a peregrinação a Mornese, Castelnuovo, Valdocco e Turim o grupo completará a preparação para o solene envio de domingo, 25 de setembro.
Publicado em 15/09/2011