(ANS – Nakatsu) – O tema da Estreia 2015, recentemente revelado pelo Reitor-Mor, convida os salesianos a serem “como Dom Bosco”: uma figura de santidade de tal forma imponente e poliédrica que permite muitas e diferentes maneiras de se lhe assemelha: uma, desenvolvida pelo P. Petro Yasutaka Muramatsu, Diretor e Ecônomo da Casa salesiana de Nakatsu e mais conhecido como prestidigitador, com o nome de “P. Mickey”. A seguir uma síntese de uma entrevista de sabor religioso.
Quando e como iniciou tais jogos de prestígio?
Em criança, uma vez vi na TV com a minha família um espetáculo de mágicas. Realmente surpreendeu-me muito! Deixou em mim uma impressão muito forte. Compreendi que havia alegria e prazer em surpreender os outros. Comecei por pensar que me teria agradado tornar-me alguém que surpreendia e alegrava o povo.
Depois, aos 10 anos, maquiei-me um pouco a cara para uma festa de classe, visto que minha mãe me comprara um livro de mágicas e eu queria... praticar. Mas não queria ser mágico: decidi ser sacerdote logo depois que recebi o “diploma” no meu Jardim de Infância católico!
Crescendo esqueci tudo quanto dizia respeito a mágicas, até a época da universidade. Como aspirante lera um livro sobre Dom Bosco e desejei ser como ele (i. é: ser um padre que soubesse... divertir, se assim se pode dizer).
É uma atividade fascinante. Quais seus frutos?
Como lhe veio a ideia de partilhar os vídeos em YouTube?
Os espetáculos de mágica em YouTube oferecem boas lições. Eis por que os uso. É útil para difundir o “'Gospel' Magic”, o Evangelho, através de jogos de prestígio. As operações de pós-produção as faço eu, sozinho. Normalmente emprego de três a quatro semanas de trabalho por vídeo.
Tem algum sonho para o ‘Gospel' Magic’?
Sim, formar uma equipe que se ocupe do 'Gospel Magic’, proclamar a mensagem evangélica através de espetáculos de mágica, de ilusionismo, de prestidigitação… e partilhar boas ideias com espetáculos. E também escrever uma ‘Bíblia’, ou ao menos um livro, sobre dar espetáculos de 'Gospel Magic’. Julgo que dar espetáculo de mágica é fácil: mais difícil é fazer passar a Mensagem cristã. Gostaria de contribuir também formando sacerdotes e religiosos nesta disciplina.
Alguma mensagem para os jovens do Japão?
A cada um Deus deu um talento especial. Encontrem-no e façam-no brilhar. Não se usem os próprios talentos para satisfazer a si mesmos: usem-se para ajudar a Deus e fazer a sua vontade. Deste modo se tornam felizes as pessoas; e veremos que – sem nem mesmo perceber – também nós ficamos felizes. É importante rezar humildemente: «Senhor, por favor, usai-me para que se cumpra a vossa Vontade”.
Os espetáculos do P. Mickey podem ser visto em YouTube: Mickey Muramatsu.
Publicado em 09/07/2014