(ANS – Lomê) – Como sói acontecer em todas as instituições acadêmicas, o novo ano letivo se abre oficialmente com uma lição inaugural celebrativa. Foi o que se deu no ‘Instituto Superior de Filosofia e Ciências Humanas Dom Bosco’, de Lomê (ISPSH, em francês), que, no dia 30 de setembro, deu início ao seu décimo terceiro ano escolar.
A prolusão de abertura – “Uma Antropologia perante o desafio de uma sociedade plural. A Antropologia hoje, entre Centro e Periferia: Estado da Arte” – foi ministrada pelo P. Francis Gatterre SDB, Diretor do ISPSH até 2012. O salesiano, que manifestou toda a sua alegria e satisfação por ter sido convidado a retornar ao Instituto, presidiu igualmente a Eucaristia que antecedeu o Ato Acadêmico.
Muitos os convidados ilustres presentes, a começar pelo Prof. Octave Broohm Nicoué, Ministro togolês para a Instrução Superior, ele próprio docente no ISPSH. Presentes também os demais Docentes do Instituto, o Clero da Diocese, os Superiores das Congregações que enviam coirmãos à Obra salesiana e muitos Alunos.
Às 12h45, hora local, o P. Alphonse Owoudou, atual Diretor, proclamou oficialmente aberto o Ano Acadêmico 2013-2014. Aproveitou da oportunidade para anunciar que os cursos deste ano, iniciados no dia imediatamente sucessivo, seriam realizados nos novos locais de que se dotou o ISPSH e, antes que os estudantes pudessem ali entrar, o P. Gatterre havia providenciado a Bênção aos novos ambientes acadêmicos.
Publicado em 14/10/2013