Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/4/2013 - Etiópia - Grande festa para uma nova igreja
Fotos do artigo -ETIÓPIA – GRANDE FESTA PARA UMA NOVA IGREJA

(ANS – Nyinenyang) – Sábado, 30 de março, os Salesianos da Etiópia festejaram a inauguração de uma nova igreja na missão de Nyinenyang. Numerosa e vivaz a participação dos fiéis, vindos dos povoados vizinhos: “Agora temos a Casa de Deus aqui em Nyinenyang. Deus veio para ficar no meio de nós. Por isso estamos muito felizes” – disse uma senhora do povoado.

A comunidade, que esteve a se preparar para esse encontro há mais de dois meses, intensificou os preparativos alguns dias antes, com a preparação do banquete, a acolhida dos primeiros fiéis vindos dos povoados vizinhos, os ensaios do coro prolongados até tarde da noite…

Sábado, pela manhã – no pleno da quaresma para a comunidade de Nyinenyang, que segue o calendário juliano dos ortodoxos – chegou a maior parte dos fiéis que, em alguns casos, se serviram de caminhão. “Juntos fomos à entrada do povoado a esperar a chegada do Vigário Apostólico, de Gambela, o salesiano Dom Angelo Moreschi, que aqui todos chamam ‘Abá Ângelo’. Com ele chegaram também muitos sacerdotes locais do Vicariato, e Religiosas” – conta o P. Filipe Perin, missionário italiano na Etiópia, desde 2009.

Depois da acolhida e das boas-vindas aos convidados, iniciou a Santa Missa. Continua o P. Perin: “Inaugurar uma Igreja não é coisa de todos os dias. Há várias coisas por fazer: primeiro giramos três vezes em torno da Igreja, cantando e exultando, enquanto o Bispo benzia a igreja. Houve a seguir o rito da abertura da porta, feito por mim. E por último a entrada de todos os fiéis no Templo. Dentro o Bispo benzeu as paredes, ungindo-as com óleo santo. Benzeu também as 300 pessoas que estavam dentro, enquanto outras 200 estavam fora”.

Na homilia Dom Moreschi falou do significado de se ter a Casa de Deus no povoado e assim consolidar a Comunidade. 16 adultos receberam o Sacramento da Confirmação.
 
Passou-se depois dali para debaixo de uma grande árvore, onde a festa continuou por entre discursos oficiais, a entrega dos presentes ao bispo, danças e cantos tradicionais. Muitíssimos os que louvaram e agradeceram a Deus pelo dom da igreja no povoado. “Agora podemos cada dia vir à igreja e falar com Deus, rezar, ouvir quanto Ele tem a nos dizer, visto que Ele mora aqui entre nós!” – disse um dos catequistas.

O almoço foi realmente digno da Festa. Pela tarde em fora, foram-se sucedendo torneios de futebol, de volibol, em competições entre povoados, findas com uma premiação aos vencedores. Pelo fim da tarde muitos voltaram aos próprios povoados: quem a pé, quem de caminhão, quem levado de carro pelo P. Perin.
 
“No dia seguinte em Nyinenyang agradecemos a Deus pela mui bonita festa vivida e nos comprometemos a continuar nos encargos e grupos da paróquia com ainda maior entusiasmo, preparando a próxima Festa, que será a da Santa Páscoa” – refere o salesiano. Conclui ele com um agradecimento: “Gostaria agora de agradecer a todos os benfeitores, que são muitíssimos, que contribuíram e contribuem m favor da missão de Nyinenyang. O nosso empenho é levar Deus a este Povo; mas também poços d’água, educação, comida, oratório, .…”.

Publicado em 05/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês