Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/11/2012 - Espanha - Nos ombros dos gigantes: 15 histórias de jovens imigrantes
Fotos do artigo -ESPANHA – NOS OMBROS DOS GIGANTES: 15 HISTÓRIAS DE JOVENS IMIGRANTES

(ANS – Roma) – Na manhã de ontem, 26 de novembro, na sede da Universidade Pontifícia de Comillas (UPCO), deu-se o lançamento do livro “Nos ombros dos gigantes”, de Pablo Gómez Tavira, Diretor geral para a Imigração da Comunidade de Madri, e Fernando Vidal Fernández, Diretor do Instituto Universitário sobre a Família, da UPCO. O livro, que raconta 15 histórias de jovens imigrantes em estado risco de exclusão social, nasce da colaboração entre a Federação das Plataformas Sociais Pinardi, dos Salesianos, de Madri, e a UPCO.

A apresentação ocorreu na área do seminário “Inovação nas atividades com famílias imigradas em situação de retorno”, presidido por Ana Garcia Mine, Vice-reitora dos estudantes, com Mercedes Fernández, do Instituto Universitário para os Estudos Migratórios da UPCO, e o Sr. Gómez Tavira. Os palestrantes sublinharam a importância tanto de continuar a investir nas pesquisas e busca, em colaboração com as organizações sociais, quanto de não cessar de oferecer respostas à imigração, que, considerados também os fluxos de retorno, representa um fenômeno que já atinge quase um terço da população juvenil da Comunidade de Madri.

O livro recolhe os dados de um estudo conduzido por Fernando Vidal e Juan Iglesias, apoiados pela equipe técnica da salesiana Federação das Plataformas Sociais Pinardi, acerca do itinerário escolar das crianças imigradas que frequentam essas plataformas sociais.

É um total de 15 histórias de vida que examinam o novo cenário educativo-familiar, perante o qual se encontram os filhos dos imigrados e sobre o qual é necessário refletir a fim de adequar os itinerários formativos para se auferirem bons resultados dos processos migratórios.

O estudo, que nasce da reflexão sobre o capital social trazido pelos imigrados à Sociedade, realiza um paralelismo entre os valores presentes nas histórias dos 15 jovens e os emersos nas histórias de vários Prêmios-Nobel que tiveram um percurso de imigração coroado de êxito. É uma simetria que deseja dar relevo à importância do desenvolvimento de programas para a integração e convivência social dos jovens imigrados em situação de vulnerabilidade que constituem uma força potencial de desenvolvimento da Sociedades.

A Federação das Plataformas Sociais Pinardi, com a publicação desse estudo, dá início a um programa de estudos e publicações através do qual pretende compartilhar os conhecimentos maturados, graças à sua experiência de mais de 25 anos nas intervenções sociais com os grupos. Especialmente com os jovens mais necessitados.

Publicado em 27/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês