Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/11/2012 - Itália - Salesianos pelo social: Uma Carta de Identidade para os serviços residenciais para menores
Fotos do artigo -ITÁLIA – SALESIANOS PELO SOCIAL: UMA CARTA DE IDENTIDADE PARA OS SERVIÇOS RESIDENCIAIS PARA MENORES

(ANS - Roma) - O vasto patrimônio educacional do Sistema Preventivo de Dom Bosco, a experiência de mais de 150 anos no acolhimento de menores e as "melhores práticas" desenvolvidas nos mais diferentes contextos foram compendiadas pela Federação SCS - Salesianos para o Social na "Carta de identidade para serviços residenciais para menores", apresentada em 25 de outubro na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

O documento é o resultado do trabalho das comunidades de acolhimento e das casas da Família Salesiana que operam no território italiano. A Carta representa a proposta educacional dos salesianos, dedicada especialmente aos menores mais pobres e marginalizados, além de oferecer às pessoas que trabalham nos serviços residenciais para menores uma identidade específica para que - como está escrito no texto - possam sentir "orgulho de serem educadores no espírito de Dom Bosco".

A carta de identidade nasceu da convicção de que "a experiência educacional de Dom Bosco representa uma maneira prática de realizar o ‘plano de Deus’ para as crianças e, ao mesmo tempo, um 'caminho para Deus' para o educador”, e lembra que, na base do Sistema Preventivo está a capacidade de alavancar a liberdade interior do jovem.

Posteriormente, aplicando estes princípios na prática das realidades operacionais, a carta apresenta uma lista dos critérios concretos por meio dos quais é possível realizar o estilo educativo salesiano:

  • criar um ambiente familiar e de comunhão entre os próprios educadores;
  • reconhecer a contribuição específica de cada gênero e valorizá-la do ponto de vista educacional;
  • estender à realidade territorial o conceito de hospitalidade, com a consciência de que não é possível educar sozinhos, educar requer sempre um contexto concreto.

O educador - que a exemplo de Dom Bosco é chamado a ser um pai, irmão, amigo - é chamado para criar e trabalhar por um ambiente familiar, com base em relações de confiança e de diálogo, que tornem a "casa" um ambiente educacional e uma comunidade a caminho, que cuida do crescimento das pessoas acompanhando cada um e adequando a proposta às condições concretas das pessoas.

Os jovens, também, são descritos principalmente como sujeitos cujos direitos devem ser reconhecidos e respeitados e atividades diárias para eles devem ser direcionadas principalmente à responsabilização (empowerment) e à resiliência (superação dos traumas e fortalecimento da autoestima).

Os Salesianos na Itália acolhem crianças carentes em 28 instalações residenciais para menores, distribuídas em 11 regiões e divididas em dois tipos:

  • Comunidades Educacionais para menores, nas quais trabalham educadores que se alternam para atender 24 horas e oferecer aos moradores um clima de familiaridade e partilha.
  • Comunidades Familiares para menores, onde há sempre uma família comprometida a oferecer a possibilidade de viver relações afetivas fortes e duradouras e vivenciar o sentido mais amplo da relação pais-filhos.

Estas obras são impulsionadas por outras 7 estruturas – os serviços para a autonomia - destinadas a crianças mais velhas que se encontram em situações de dificuldade.

Postado em 14/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês