Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/5/2012 - Polônia - Escolas salesianas: trabalhar juntos para crescer juntos
Fotos do artigo -POLÔNIA – ESCOLAS SALESIANAS: TRABALHAR JUNTOS PARA CRESCER JUNTOS

(ANS – Piła) – De 21 a 24 de maio realizou-se em Piła a Conferência das Inspetorias Salesianas da Polônia (KSIP) e da Circunscrição Especial Europa Leste. Quarta-feira, 23, a convite do Conselheiro regional para a Europa Norte, P. Marek Chrzan, falou à Conferência o P. Miguel Angel García, membro do Dicastério para a PJ, que tratou da realidade da escola católica e salesiana na Europa e das suas perspectivas na Polônia.

O P. García, responsável junto ao Dicastério de PJ pela Pastoral Escolar, encorajou os Inspetores e os Delegados inspetoriais presentes – P. Zenon Latawiec, P. Jan Gondro, P. Stefan Makuracki e P. Julian Dzierżak, encarregados das escolas e dos ex-alunos nas respectivas Inspetorias – a colaborar entre si e a desenvolver redes e sinergias de mútuo apoio. Sucessivamente, no diálogo com os Inspetores, foram sublinhadas as experiências já ativas de coordenação, no interior da escola salesiana.

O P. García apresentou em seguida a realidade existente nos países que optaram por um modelo organizativo em rede e dialógico, mostrando as possibilidades oferecidas por essa estruturação que: favorece a reflexão comum sobre as questões educativas relevantes, especialmente em relacionamento com as rápidas transformações da realidade; permite o confronto das posições e das boas práticas, e busca soluções partilhadas; estimula ao conhecimento recíproco e à análise das características no território de referência; utiliza uma linguagem pastoral e de referências culturais comuns para uma escola mais eficiente; garante o uso otimal e a poupança de recursos nas Inspetorias; e ativa, enfim, uma forte presença institucional nos âmbitos civis e eclesiais.
 
“É claro que se estamos perante uma oportunidade, estamos também perante um desafio para a Polônia salesiana” – concluiu o P. García –. ‘Trabalhar juntos para crescer juntos’ foi o lema sublinhado pelo P. Chrzan: uma opção ditada pelo desejo de apoiar a sinergia nas escolas salesianas, num importante momento de repensamento e de reprojetação das atividades educativo-pastorais na Europa.

Publicado em 25/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês