Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/9/2015 - Itália - Os sonhos de quatro jovens salesianos
Fotos do artigo -ITÁLIA – OS SONHOS DE QUATRO JOVENS SALESIANOS

(ANS - Genzano di Roma) - Gabriele, Luca, Matteo e Paolo concluíram o noviciado e, desde o dia 8 de Setembro, data de seus primeiros votos, são Salesianos de Dom Bosco. Eles também, como Dom Bosco e como qualquer salesiano, têm seus sonhos, como contam nessa entrevista, concedida ao padre Gian Luigi Pussino, SDB.

O sonho de Gabriel é "ser capaz de acolher todas as experiências ao encontrar, esteja onde estiver, os jovens mais pobres, e saber viver cada dia ao lado de meus irmãos, atendendo ao que Ele me pede."

“O meu é um sonho simples”- confessa Luca - “mas também muito exigente: ver um mundo feito de pessoas realmente felizes e sempre prontas a doar-se, uns para o bem dos outros, na gratuidade".

Já Matteo foi sintético, mas não menos exaustivo: "Desejo viver uma vida plena, não medíocre, levando Jesus aos jovens".

Paolo, por sua vez, praticamente recolhe, em apenas uma frase, o que foi dito pelos outros: "sonho em dar meu testemunho de fraternidade, entre consagrados que se apoiam, incondicionalmente, uns aos outros e que vivem relacionamentos profundos de confiança e amizade".

Sonhos, estes, que há apenas 2 ou 3 anos eram bem diferentes. Matteo e Marco planejavam se tornar engenheiros; para Gabriele, talvez o futuro reservasse uma cadeira de professor, enquanto Paolo já se vislumbrava vestindo o avental branco de médico. Para todos eles, as coisas pareciam estar bem ... então, por que ser Salesiano hoje?

"Boa pergunta ... – responde imediatamente  Matteo - porque seguir Jesus é a melhor coisa do mundo e fazê-lo, entregando-se aos jovens é ainda melhor ... eu não poderia responder de outra maneira! Um amor tão grande como o de Jesus, quando nos toca, nos conquista. Vale a pena a entregar-se a esse amor".

Para Gabriel, a vocação foi um chamado que vem de fora: "Eu sou Salesiano porque decidi seguir o caminho de pessoas que encontrei e que souberam transmitir-me uma alegria que esclareceu o que eu sentia em minha vida. Sou Salesiano para os jovens mais pobres daqueles que outros salesianos me fizeram conhecer, e que não vivem quem sabe onde, mas lá onde eu mesmo sou chamado a viver".

"Eu sou salesiano, porque intuí, e depois experimentei, que este caminho me faz feliz, que extrai realmente o melhor de mim e me faz atender ao chamado de amor do Senhor – acrescenta Paolo - Vale a pena porque se trata de felicidade, minha e de muitos jovens".

Lucas conclui: "Salesiano porque, no mundo de hoje há muita fome de algo grande e diferente, de Alguém que fique ao teu lado, que te acompanhe em suas escolhas, grandes e pequenas, de vida. (...) Salesiano para ser um sinal do amor misericordioso e pessoa de comunhão, que busca aquela felicidade que leva à verdade".

Publicado em 16/09/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês