(ANS – Madri) – Encerra-se neste mês de janeiro a 2ª edição do Programa de Tutoria da Federação de Plataformas Sociais Pinardi, promovidas pelos Salesianos da Espanha. O programa representa uma experiência inovadora para a inserção laboral dos jovens e se desenvolve segundo a técnica de tutoria empresarial da Federação Pinardi, em colaboração com o “Grupo BLC”.
O programa, que se lançou no passado mês de outubro, é uma resposta dos centros salesianos para adaptar as próprias estratégias ao mercado do trabalho espanhol. Da experiência Pinardi, Federação dos centros sociais dos Salesianos, vira-se de fato a necessidade de uma reinvenção dos processos de inserção laboral.
Os novos modelos de mercado, as habilitações requeridas, a valorização das tecnologias da informação e os novos processos de recrutamento tornaram necessária a transferência da inovação na fase da formação sociolaboral dos jovens, especialmente para aqueles com baixas qualificações profissionais ou que se encontram em situação de abandono formativo, desorientação profissional, vulnerabilidade social.
A formação e a tutoragem se baseiam na aquisição de competências por via experiencial e direta; vários estudos concordam sobre o fato de que esta abordagem “tem um impacto positivo sobre os tutores e sobre os formandos, produzindo trabalhadores muito mais válidos”, e que os níveis de recrutamento e as oportunidades de trabalho aumentam significativamente depois de um processo tutorizado.
O processo desenvolvido pela Federação Pinardi, em colaboração com o Grupo BLC (empresa espanhola para a gestão dos recursos humanos), parte da avaliação e do reforço dos pontos de força e das melhores habilitações juvenis. Com o auxílio do tutor, elaboram um seu próprio plano de ação individual; o tutor neste caso é a figura-chave que acompanha e orienta os jovens rumo à realização dos objetivos e a consecução da autonomia no desenvolvimento pessoal e profissional.
No correr do programa os jovens participam de sessões formativas de grupo em que adquirem habilidades para administrar emoções, a assertividade, a compreensão da cultura organizativa e ao mesmo tempo continuam as sessões de tutoragem individual para monitorar os próprios avanços e a rever constantemente o plano de ação. O programa termina com uma aproximação ao mundo das empresas, com visitas aos centros de trabalho, entrevistas com administradores adidos aos recursos humanos... – todas atividades que promovem confiança nos jovens e lhes permitem sentir-se em condição de enfrentar o mundo do trabalho.
Nesta segunda edição do programa estiveram envolvidos doze dependentes da BLC – o duplo de voluntários relativamente aos da primeira edição – que realizaram um empenho de voluntariado sócio-empresarial fornecendo tutoria aos jovens.
Atualmente são perto de 250 os jovens que participam de programas de formação ao emprego, da Federação Pinardi, com o apoio de mais de 70 trabalhadores e 29 voluntários, e o patrocínio de várias entidades estatais, empresas de terceiro setor e empresas particulares, com uma porcentagem de inserção sociolaboral, ou de reintegração nos processos formativos, superior ao 70%.
Publicado em 31/01/2011