RMG – CG27: Jovens para os Jovens |
Croácia – PE: Início, desenvolvimento, dificuldades, renascimento |
Malta – PE: empenho salesiano pelos jovens |
Croácia - PE: Os desafios da juventude |
(ANS - Roma) - Integração social, emprego, globalização e relação com as próprias tradições... Estes são alguns dos desafios que aguardam os jovens da Croácia e da Bósnia e Herzegovina, nações que compõem a Inspetoria "São João Bosco" (CRO). Quem ajuda os jovens a enfrentar esses desafios, com foco na educação integral, são os Salesianos. A ANS, como parte do projeto europeu, está concentrada nesta realidade.
Na Croácia, a Congregação Salesiana tem 15 obras, espalhadas por todo o país e mais de seis presenças na capital, Zagreb. Na Inspetoria trabalham 69 salesianos, além de cerca de 30 salesianos não residentes. Nessa conta é importante adicionar também o trabalho da obra de Žepče, que merece uma menção especial, uma vez que foi construída pelos salesianos da Croácia no território da Bósnia e Herzegovina, na época das tensões nacionalistas entre os dois países, em 1995.
Para a Inspetoria, na época, não foi fácil tomar a decisão de construir a obra, mas o arcebispo de Sarajevo, dom Vinko Puljic, acreditava que fosse importante para a Igreja local, para o povo croata e especialmente para os jovens.
A cidade, localizada na parte central do país, tem cerca de 31.000 habitantes e pertence ao cantão de Zenica-Doboj, um enclave cristão no mundo muçulmano. Em Žepče vivem cerca de 5.000 jovens desempregados, a situação econômica não oferece muitas possibilidades e obriga os jovens a irem para o exterior, especialmente para a Croácia.
O Centro Dom Bosco, no qual operam quatro salesianos, coadjuvados por 50 leigos, possui um polo escolar frequentado por cerca de 600 jovens: 250 no ensino médio, 340 no ensino profissional e técnico e 80 no curso universitário de ciência da computação. Ao término dos estudos, os ex-alunos encontraram trabalho, alguns como professores do próprio centro, outros como engenheiros, artesãos e outros ainda fundaram uma empresa para produção de perfis de alumínio.
O Oratório representa a parte mais preciosa da presença salesiana, uma vez que centenas de meninos e meninas Žepče e das aldeias mais próximas passam seu tempo livre participando das várias atividades propostas. Graças à valiosa contribuição dos animadores, ali são organizadas muitas atividades esportivas além de teatro, música, cultura e retiros espirituais.
Os salesianos, embora poucos, estão sempre ao lado os jovens, para acompanhá-los em seu crescimento e desenvolvimento. Não são poucos os jovens que, graças a essa orientação, apreciam e procuram a oração e a meditação caminhando para a busca de Deus.
Postado em 06/11/2012