Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. SERVICE

3/9/2012 - Polônia – PE: um olhar à realidade na ótica das contraposições emersas nos últimos decênios
Imagen Service-POLÔNIA – PE: UM OLHAR À REALIDADE NA ÓTICA DAS CONTRAPOSIÇÕES EMERSAS NOS ÚLTIMOS DECÊNIOS

O P. Tomasz Kijowski, Delegado para PJ, da Inspetoria da Polônia-Cracóvia, traça um breve quadro da realidade polonesa, indicando alguns “entres” que estão plasmando a geografia polonesa, marcando-lhe profundamente a história, a cultura, os desafios e, também, a espiritualidade.
 
Trabalho entre desejo e desemprego
Dos resultados de uma pesquisa comissionada pelo governo polonês, reportados no documento “Jovens 2011”, emerge que a mudança mais esperada pelos jovens poloneses refere-se à situação do mercado de trabalho. O desemprego, de fato, é o problema mais urgente. Segue-se o ‘emprego temporário’, devido prevalentemente aos assim chamados “junk contracts” (literalmente, ‘contratos entulho’), que são, na realidade, uma forma de exploração dos jovens e uma causa de intensa emigração, seguindo sobretudo pelo rumo da Irlanda, da Inglaterra e de outros países da Europa Ocidental.

 A emigração tem mais duas consequências. A primeira advém do fato que os pais, obrigados a emigrar, deixam os filhos na Polônia: muitas crianças, de fato, cresceram com apenas um dos genitores, sendo por isso chamados “euroórfãos”. Esse fato implica, ao depois, uma série de dificuldades de tipo educativo na idade da adolescência. Uma segunda consequência da emigração é o empobrecimento do tecido social: muitos jovens promissores vão ao exterior em busca de um futuro melhor.
 
Fé entre tradição e maturidade
A “fé tradicional” – entendida como patrimônio religioso comum, passado de geração em geração, dado pressuposto e com freqüência não plenamente assumido ou esclarecido – está quase a desaparecer. Para isso contribuiu a evolução das novas tecnologias de comunicação: o seu influxo atribuiu também uma nova imagem ao ambiente rural.

Por um lado se torna cada vez mais presente a indiferença relativamente à fé, com frequência motivada por infidelidades da Igreja; mas, por outro, está a emergir uma fé mais madura e empenhada, que muito deve à catequese feita nas escolas, a qual, com os devidos limites, tem um forte impacto sobre o desenvolvimento de conscientes atitudes de fé.

Grande a contribuição oferecida pelos MCS, que desempenham um papel veramente importante. O semanário católico “Gość Niedzielny” (Convidado Dominical) ocupa o 1º lugar na classificação das vendas dos semanários poloneses; a isso acrescente-se o grupo mediático surgido em torno da «Rádio Maria»: as redes televisuais da TV Trwam e o jornal “Nasz Dziennik”. Seu diálogo com a cultura do consumo promovida pela outra mídia polonesa é muito vivo e, por vezes, não sem incandescências, tendo por isso uma importância fundamental no ‘dar a razão da esperança cristã’.

Uma importante dimensão se vem constituindo pelos novos movimentos religiosos que se difundiram na Polônia – ‘Focolares’, ‘Comunhão e Libertação’, ‘Chemin Neuf’, Neocatecumentato; e outros –; ou surgidos no país, como ‘Ruch Światło–Żyice’ (Movimento Luz e Vida), ‘Ruch Apostolstwa Młodych’ (Apostolado dos jovens), ‘Wspólnota Mamre’ (Comunidade Mamre)…

Igreja entre comunismo e sociedade civil
As novas gerações, embora não tenham tido uma experiência direta da ‘Polônia comunista’, assumiram de seus pais algumas atitudes, que são uma herança gravosa, legada pelo regime. Falta, p. ex., o respeito pelo bem comum, e há uma certa indiferença para com alguns problemas sociais. Existem não raro muitas expectativas relativamente às estruturas estatais ou sociais; e há enfim também o nepotismo. E a corrupção.

A Igreja, que depois da segunda guerra conseguiu edificar muitas igrejas, tem o mérito de promover atitudes de cidadania ativa: são exatamente as comunidades de fé a promover o empenho social. Muitas organizações de voluntariado e ongues de recente fundação nasceram em ambientes eclesiais.

É preciso entretanto registrar que a Igreja perdeu aquela força unificadora da sociedade que detinha no passado e com esforço consegue impor-se como autoridade moral e espiritual perante a sociedade polonesa contemporânea.

Família entre valores e desafios
Depreende-se de diversas pesquisas que, há já muitos anos, o valor mais importante para os jovens poloneses é a Família. Isso impele os jovens a buscar a pessoa certa com quem fundar uma família feliz. Apesar das declarações, se consolidam cada vez mais algumas tendências nocivas, como o fenômeno da prostituição de menores (o chamado ‘sponsoring’), a opção por vida ‘solteira’ (‘single’), convivências e uniões civis, bem distantes do sonho de uma família fundada no amor ao cônjuge e aos filhos.

Publicado em 03/09/2012

comunica ANS news


Os últimos Service
12/2/2016 - França – Entremos na resistência contra o terrorismo
29/1/2016 - RMG – Meus queridos Jovens: DEIXEM-SE CONQUISTAR POR JESUS
6/11/2015 - Nigéria – Nasce a primeira obra salesiana no Norte da Nigériasob a ameaça dos grupos terroristas
23/10/2015 - RMG - "Os jovens, os médicos e os enfermeiros foram os verdadeiros heróis da luta contra o Ebola"
4/9/2015 - RMG - Comunicação sobre o encontro dos Conselhos-Gerais SDB-FMA

Service da última semana
Service do último mês