Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/3/2016 - Brasil - A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
Fotos do artigo -BRASIL – A EDUCOMUNICAÇÃO ABRE NOVOS HORIZONTES ENTRE OS JOVENS
Documenti Correlati

(ANS – Recife-PE) – “Na realidade, não existem massas – escreveu o sociólogo Raymond Williams –, mas apenas modos de ver as pessoas como massas”. Entretanto, a mídia continua a ver as pessoas como ‘massas’: todos devem pensar a mesma coisa, agir do mesmo modo... A educomunicação não se opõe à fruição da mídia. Muito pelo contrário. Exatamente porque reconhece a presença e a influência da mídia na vida cotidiana, visa educar ao seu uso.

Como sugere o nome, a 'educomunicação' é uma área que assimila os conhecimentos da Pedagogia e das Ciências da Comunicação. É nessa ótica que o Colégio Salesiano Sagrado Coração, de Recife, vai lançando e pondo, desde o início de 2015, à disposição da Comunidade Educativa, a oportunidade de experimentar um modo diferente de instruir/educar através da Rádio Dom Bosco e da TV Salé. O objetivo é realizar um trabalho didático poliédrico, desenvolvido por jovens comunicadores - que são os mesmos alunos.

Os dois projetos se baseiam na Teoria da Mediação e pretendem contribuir à reflexão e à prática educomunicativa na escola. O acento dado por esses instrumentos é o papel da “mediação” reforçando a ideia de educar a saber receber. “A Rádio Dom Bosco e a TV Salé trazem novas experiências e novos conhecimentos” – escreveu a respeito o jovem comunicador e aluno, Hugo Cavalcanti.

Outro aspecto importante é o trabalho educativo desses projetos, que têm um lugar especial no vasto Projeto Educomunicativo das escolas da ‘Rede Salesiana de Escolas’ (RSE), visto que se quer dar atenção às experiências culturais dos alunos.

A ideia basilar do projeto é formar jovens receptores críticos perante o recebimento da comunicação, ou operar uma mudança na maneira de como estudantes e outros membros da Comunidade Educativa devam receber os ‘inputs’ do panorama atual dos MCS.

Publicado em 14/03/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês