Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/10/2013 - Alemanha - O trabalho do DBYN pelos jovens em situação ‘N.E.E.T.’
Fotos do artigo -ALEMANHA – O TRABALHO DO DBYN PELOS JOVENS EM SITUAÇÃO ‘N.E.E.T.’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Munique) – O ‘Salesianum’, de Munique, sediou no passado fim de semana (18-20 de outubro) a Conferência “Ajudar os jovens cidadãos em situação N.E.E.T.”, promovida pela rede de organizações salesianas do “Don Bosco Youth Net” (DBYN), no âmbito do ciclo “Gerações de participação”. A conferência se concentrou na elaboração de estratégias e projetos para ajudar os jovens em situação NEET, neologismo inglês que está a significar “jovens que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação (‘NEET, neither in employment, education or training’)”.

O segmento social dos jovens em situação NEET, sob o impulso da crise europeia, está em expansão. Em seu interior se classifica uma vasta tipologia de jovens que têm problemas de acesso ao mercado do trabalho. A par dos “desempregados convencionais”, estão também os indisponíveis para o mercado do trabalho (talvez porque ocupados no cuidar de familiares doentes ou idosos), os em situação de marginalização, os que aguardam melhores oportunidade para entrar no mercado do trabalho e aqueles que voluntariamente se ficam fora para dedicar-se quem sabe a artes ou a viajar.

O encontro de Munique procurou ir ao encontro de todos esses tipos de jovens, arrazoando acerca das modalidades mais oportunas. Desenvolveram-se três sessões temáticas, baseadas noutras tantas experiências positivas em que inspirar-se. A primeira sessão apresentou o oratório de Valladolid, na Espanha, onde o centro juvenil aviou variados serviços educativos para desenvolver capacitações em jovens desempregados, a fim de agilizar-lhes o acesso ao trabalho, também através da criação de microimpresas próprias. Os jovens participantes visitaram a seguir o conjunto do “Don Bosco Waldwinkel”, ampla estrutura que oferece formação profissional e educativa a jovens ‘desavantajados’. E, para terminar, falaram os responsáveis pelo programa “Salesian Teenage Care Dublin”, que oferece serviço e alojamento a jovens ‘desempenhados’.

No fim das exposições e dos questionamentos, os jovens participantes, membros todos de várias organizações que compõem a rede do DBYN, passaram a ocupar-se no desenvolvimento de projetos e estratégias concretas, para favorecer jovens em situação NEET.

Esse foi o último de uma série de três seminários promovidos pelo DBYN para explorar oportunidades de suporte e acompanhamento a Jovens. Precedentemente haviam-se organizado os encontros “Don Bosco Here and Now” (Logroño, outubro de 2012) e “No Work and All Play” (Berlim, março de 2013).

Publicado em 24/10/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês