Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/10/2013 - Espanha - Pastoral Juvenil Salesiana: refletir para empenhar-se
Fotos do artigo -ESPANHA – PASTORAL JUVENIL SALESIANA: REFLETIR PARA EMPENHAR-SE
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Madri) – Pelo fim do mês de setembro, realizaram-se na capital da Espanha dois encontros de reflexão e diálogo, sobre Pastoral Juvenil (PJ) Salesiana.

Em 19-20 de setembro fez-se na obra “El Plantio”, de Madri, o terceiro seminário bienal de PJ intitulado: “Evangelização: Comunidade e Evangelizador”. Participaram cerca de 45 agentes pastorais, ativos em todas as Inspetorias espanholas e em todos os setores: escolas, tempo livre, plataformas sociais, paróquias, grupos da FS.

O seminário, organizado conjuntamente pela Delegação nacional de PJ dos Salesianos, a Coordenadora da PJ das Filhas de Maria Auxiliadora e os Salesianos Cooperadores, debateram três temas específicos: ‘O empenho pela evangelização com os adolescentes e jovens’, proposto pelo P. Antonio Jiménez, do Centro Nacional Salesiano de PJ (CNSPJ); ‘O papel do evangelizador’, exposto pelo P. Koldo Gutierrez, Diretor do CNSPJ; e ‘O papel da comunidade: realidade, tarefas e futuro’, apresentado pelo P. Fernando Miranda, Delegado para a PJ da Inspetoria de Valência.

O trabalho levou a encontrar novas propostas salesianas de evangelização e de acompanhamento dos adolescentes, dos jovens e dos jovens-adultos, a fim de ajudá-los a crescer na fé e a realizar caminhos pessoais e comunitários.

No dia, 21 de setembro, sábado, a reflexão sobre a PJ salesiana continuou no tradicional encontro das várias comissões em que se articula a PJ: escolas, plataformas sociais, centros juvenis, animação missionária, paróquias e, neste ano, pela primeira vez, também a dos Salesianos Cooperadores. O evento celebrou-se sempre em  Madri, mas, desta vez, no Centro Inspetorial. E ali o número de participantes aumentou, sendo ao todo 65 os convidados.

Conduziu os trabalhos o P. José Miguel Núñez Moreno, Conselheiro para a Região Europa Norte, que abriu as atividades propondo uma leitura pastoral dos gestos e das palavras do Papa Francisco. A apresentação suscitou um diálogo inicial em aula, diálogo que prosseguiu depois por todo o dia nas reuniões das cada comissão.

Publicado em 02/10/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês