Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/5/2013 - Índia - O trabalho salesiano com a população ‘khasi’
Fotos do artigo -ÍNDIA – O TRABALHO SALESIANO COM A POPULAÇÃO ‘KHASI’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Shillong) – Na vasta região do nordeste da Índia reside a população indígena ‘khasi’, cujas origens e história são ainda muito pouco conhecidas, também de muitos estudiosos, visto que o pouco que deles se conhece vem com frequência de mistura com antigas lendas e tradições locais. Fiéis ao espírito missionário da Congregação, os salesianos realizam o seu apostolado também entre os indígenas ‘khasi’, e recentemente inauguraram para eles uma igreja no povoado de Jairot.

Os ‘Khasi’ são uma das duas principais tribos indígenas do estado indiano de Meghalaya (a outra é a dos Garo). O nome deles, em sua língua, significa “sete cabanas” e habitam a parte ocidental do Meghalaya, um dos sete estados do nordeste indiano – conhecido pela beleza dos seus panoramas (chamado por isso “rainha do nordeste” ou “Escócia do Oriente”).

A cultura khasi apresenta peculiaridades específicas. A sociedade é de tal forma organizada que autoridade, nobreza, herança e sucessão se traçam por via matrilinear: é a mulher que tem o direito de escolher seu homem, conviver, desposá-lo, e também estabelecer a residência da nova família.

A população khasi iniciou as primeiras mudanças com a chegada das expedições inglesas e dos missionários nos inícios do século XIX. As dinâmicas culturais e a estrutura social khasi foram sem dúvida agredidas: todavia, as atividades missionárias levaram muitos avanços às áreas da formação, ao desenvolvimento de um sentido de identidade tribal, à criação de lideranças locais, com maior liberdade para as mulheres, na organização social e, enfim, ao âmbito da religião.

A presença cristã no território obteve uma sua primeira forma estável em dezembro de 1889 com a criação da Prefeitura Apostólica do Assam, que se tornou sucessivamente Diocese de Shillong-Guwahati (1934) e a seguir arquidiocese (1970). A região habitada pelos khasi atualmente faz parte da Arquidiocese de Shillong, cujo Bispo é o salesiano Dom Dominic Jala, sexto salesiano consecutivo na guia da Circunscrição Eclesiástica (o 1º foi Dom Louis Mathias, a partir de 1922).

No território da Arquidiocese os salesianos cuidam também de uma paróquia, dedicada aos SS. Pedro e Paulo, instituída em 1997, no povoado de Pynthorumkhrah, para comemorar a visita de João Paulo II a Shillong, em 1986. O primeiro pároco foi um missionário italiano, P. Piero Schiavon. Graças ao seu trabalho e ao de seus coirmãos, atualmente a Paróquia conta com perto de 15 000 fiéis, em sua maioria jovens e pobres.

No passado dia 21 de abril, a comunidade paroquial festejou além disso a edificação de mais uma igreja, no povoado de Jairot, sinal da bondade do apostolado dos missionários salesianos e da feliz disposição da população local. Presidiu a solene Eucaristia o P. Ïoannis Warpakma, atual pároco da igreja de Pynthorumkhrah; concelebraram o P. Schiavon e mais três sacerdotes (um claretiano e dois salesianos).

Foi um dia de muita alegria para os fiéis católicos do povoado: agradeceram aos salesianos pela nova igreja e pelas atividades ali desenvolvidas. A ocasião de festa constituiu-se também num motivo de esperança e alento, nesse momento tão difícil para todos os habitantes da região, atingida como foi, no dia 10 de abril, por um violento ciclone que lhes causou algumas vítimas e ingentes danos às casas, aos campos e aos haveres.

Publicado em 07/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês