Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/12/2012 - Itália - Uma semana para os Direitos Humanos
Fotos do artigo -ITÁLIA – UMA SEMANA PARA OS DIREITOS HUMANOS

(ANS – Roma) – O “Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento” (VIS) quis celebrar o 64° aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem promovendo e participando de uma série de eventos junto a outras realidades: uma semana dedicada à promoção dos direitos humanos e dos projetos atuados pela ongue salesiana.

Segunda-feira, 10 de dezembro – dia da celebração do Dia Mundial dos Direitos Humanos – foi apresentado um vídeo produzido pelos alunos de 'master' em ‘Cartoon Animation’, do Instituto Europeu de Design (IED), de Roma, para o projeto “Um Poço para André”, atuado pelo VIS na Etiópia, em memória de André De Nando, menino de 15 anos, investido enquanto atravessava a faixa de pedestres fora do Oratório. A apresentação foi promovida pelo VIS, pelo IED ROMA e por “Shoot4Change”, network de fotógrafos ‘no profit’. Do lançamento do vídeo participou também a Mãe de André, Elisabetta Cipollone.

Quarta-feira, 12 de dezembro, no Ministério dos Negócios Exteriores Italiano, em Roma, fez-se o encontro internacional “Centralidade da pessoa e tutela dos Direitos Humanos no mundo contemporâneo", evento promovido pelo CIDU (Comitê Interministerial para os Direitos Humanos, operante junto ao MAE) em colaboração com o VIS e o Comitê para a Promoção e a Proteção dos Direitos Humanos. O congresso, aberto por videomensagem do Ministro dos Negócios Exteriores Giulio Terzi, encerrou o terceiro ciclo de encontros sobre o tema “A promoção dos Direitos Humanos: da teoria à prática ”, iniciativa começada no ano passado com o objetivo de aprofundar, através de seminários específicos, os temas de maior atualidade relativamente à promoção e proteção dos Direitos Humanos. Dos encontros participaram os alunos inscritos nos cursos de láurea de magistério, das Faculdades de Ciências Políticas, Jurisprudência, Economia e Letras, dos diversos Ateneus romanos, como também da SIOI (Sociedade Italiana para a Organização Internacional).

“Questão de gênero, questão de direitos” foi o tema de uma conferência, em 13 de dezembro, com a participação de alunos de algumas escolas secundárias de Roma. Durante o simpósio, na sede da Representação na Itália da Comissão Europeia, foram apresentadas várias boas práticas sobre a responsabilização e o reforço feminino entre Itália e África. O evento, promovido pelo VIS junto com a ongue “Prodocs” e a ‘Bottega del Commercio Equo e Solidale «Equamente»’, contou entre os seus convidados com a “Schola Harushiyakira”, da Associação Burundiana ADISCO.

O congresso ajudou os jovens participantes a tratar com o tema da relação entre os gêneros; dos estereótipos e preconceitos; das desigualdades entre homens e mulheres no acesso aos direitos e às oportunidades, com enfoque especial à situação de Burundi e da África Central. As atividades do VIS em Burundi caracterizam-se por uma clara abordagem de gênero, dirigido à realização de iniciativas específicas para amparar a ‘empresariabilidade’ feminina, promovendo o ‘empowerment’ das trabalhadoras vulneráveis, da economia informal de Bujumbura, através da ampliação das suas capacidade técnicas e administrativas.

Sexta-feira, 14, por fim, para brindar a entrada da Palestina como observadora permanente nas Nações Unidas, o VIS organizou a 7ª edição de “Territori diVini” (territórios de vinhos), degustação de vinhos tanto palestinos quanto italianos, em colaboração com a Associação Italiana Sommelier, de Roma. Foram degustados os vinhos que a cantina salesiana de Cremisã produz desde 1885, acompanhados pelos produtos da ‘Fattoria di Parma’. Os vinhos de Cremisã são comercializados nos Territórios palestinos, nos Países limítrofes e, brevemente, também na Itália. O lucro das vendas desse vinho beneficiará as obras sociais (escolas, centros de associação juvenil, centros de formação profissional, oratórios) e a Panificadora que os Salesianos dirigem em Belém e em Nazaré. Os beneficiários últimos são, portanto, sempre os jovens, palestinos e árabes cristãos, que vivem em situação de pobreza, marginalização e necessidade socioeconômica.

Publicado em 17/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês