Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/12/2012 - RMG - Comissão para o Projeto Europa
Fotos do artigo -RMG – COMISSÃO PARA O PROJETO EUROPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Na tarde de domingo, 2 de dezembro, findo o IV Encontro dos Inspetores da Europa, reuniu-se a Comissão para o Projeto Europa, que agora terminou o seu trabalho de reflexão, de acompanhamento, de estímulo e de animação do Projeto Europa (PE). Este foi pois o seu último encontro.

Nesta última sessão, o grupo de trabalho – criado pelo Reitor-Mor logo depois do lançamento do PE – levou em consideração as mesmas perguntas colocadas aos Inspetores acerca da avaliação do PE (resultados alcançados e não, expectativas) e do futuro (que fortalecer, mudar ou introduzir).

A avaliação da Comissão coincidiu com a dos Inspetores. O PE foi antes de tudo um empenho das Inspetorias europeias, empenho que unificou, numa visão comum, o modo de atuar o CG26. Mostraram-se fundamentais para as Inspetorias europeias a revitalização endógena e o redimensionamento das presenças. O passagem da Urna de Dom Bosco, que apenas visitou a Espanha e a França, será um ulterior auxílio para o enriquecimento da experiência espiritual e carismática dos jovens e da Família Salesiana, além da Igreja e do território. Os Capítulos, que se estão celebrando nestes meses nas Inspetorias, oferecerão mais elementos sobre o tema do testemunho da radicalidade evangélica para a conversão pessoal e comunitária.

O redesenho das presenças nas inspetorias é ainda uma operação que necessita coragem e decisão.

Acerca da acolhida e do envio dos missionários, nota-se que, embora por entre as inevitáveis dificuldades, a resposta foi boa. Atualmente são 68 os missionários chegados à Europa. O que se mostra difícil não é apenas o aprendizado das línguas, a compreensão do contexto e a preparação cultural, mas a definição do perfil do missionário para o seu novo continente, chamado a ficar entre os jovens mais pobres e a assumir a tarefa da nova evangelização. Não se trata de anunciar o Evangelho a pessoas que o esperam com alegria e esperança, mas a gente indiferente à fé, que está longe da Igreja, a gente que vive a ausência de Deus sem dar-se conta de que isto é um problema. É necessário pois continuar a suscitar vocações missionárias para a Europa. A presença dos Conselheiros regionais no encontro de Roma poderá favorecer também esse entusiasmo vocacional em favor da Europa.

Emergiram igualmente algumas perspectivas de futuro. Os temas da nova evangelização e das migrações são por ora deixados ao trabalho de cada Inspetoria; serão retomados depois do CG27. Será fundamental, sobretudo para as Inspetorias europeias, compreender o sentido de uma conversão pastoral perante os novos contextos e os novos questionamentos dos jovens.

Será também de extrema importância não só continuar as formas de colaboração atual entre as Inspetorias europeias mas sobretudo individuar os campos em que atuar com mentalidade de “networking” entre Inspetorias e com a Família Salesiana: é preciso estudar juntos projetos comuns. Servirá compreender, p. ex., como deverá ser uma formação inicial europeia em comunidades de formação interinspetoriais ou que pastoral europeia favorecer para a nova evangelização e para as migrações.

O campo de realização do PE é sem dúvida promissor: promissor para as Inspetorias europeias e para toda a Congregação. Para todos isto exige sobretudo conversão – espiritual e pastoral.

O de domingo à tarde foi o 8º Encontro da Comissão: três reuniões realizaram-se no final dos encontros dos Inspetores da Europa (novembro de 2008, 2010 e 2012); os demais realizaram-se em Fátima, Częstochowa, Santiago de Compostela, Roma, Turim – lugares que recordam também a história espiritual da Europa e da Congregação.

Publicado em 04/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês