Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/11/2012 - Espanha - O Congresso Nacional da Pastoral Juvenil: novos caminhos na evangelização dos jovens
Fotos do artigo -ESPANHA – O CONGRESSO NACIONAL DA PASTORAL JUVENIL: NOVOS CAMINHOS NA EVANGELIZAÇÃO DOS JOVENS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Madri) - Mais de 20 bispos, 1.500 jovens, agentes de pastoral de todas as dioceses da Espanha e representantes de movimentos e instituições eclesiais e congregações religiosas manifestaram o interesse geral das instituições eclesiais para a Pastoral Juvenil e uma profunda preocupação em buscar novas formas de trazer a mensagem do Evangelho e do amor de Deus aos corações dos jovens. Cerca de 50 representantes da Família Salesiana e, em particular, do Movimento Juvenil Salesiano, estavam presentes.

Os relatórios apresentados focaram a situação atual dos jovens e os desafios da Pastoral Juvenil:

  • O Arcebispo de Valência, dom Carlos Osoro, concentrou-se no primeiro anúncio do Evangelho, fazendo uma distinção entre o nascimento da fé (anúncio) e seu desenvolvimento (catequese), relembrando a sua complementaridade. O prelado insistiu na necessidade do primeiro anúncio para aproximar da fé os jovens que não conhecem Cristo, aqueles que mesmo o tendo conhecido, se afastaram dele e aqueles que, mantendo-se na Igreja, não vivem uma profunda vida de fé.
  • No dia seguinte, dom José Ignacio Munilla, bispo de San Sebastián, realizou uma análise aprofundada da realidade afetiva que muitos jovens vivem destacando três "feridas" importantes que, em sua opinião, causam a perda do sentido da vida e que só a Boa Nova de Jesus Cristo é capaz de curar: o narcisismo, o pansexualismo e a falta de confiança. Citando diretamente Dom Bosco, convidou os presentes a confiar nos jovens e amar o que eles amam.
  • O cardeal Stanislaw Kylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, preferiu focar na emergência educacional, recordando algumas das reflexões mais significativas do Papa Bento XVI, lembrando que sem educação não existe uma verdadeira evangelização.

Além dessas, foram apresentadas outras relações como ressonância às falas dos três bispos. Uma delas foi proposta pelo padre salesiano Rosendo Soler que, concentrando-se na tarefa de educar e evangelizar, perguntou à plateia: "A Pastoral Juvenil precisa de educadores apaixonados, que somos nós aqui presentes. Você está disposto a sê-lo?".

Na noite de sábado, 3 de novembro, foram propostas duas iniciativas: os participantes mais jovens foram convidados a participar de uma experiência de anúncio nas ruas. Com o slogan "Uma luz na noite" os jovens atravessaram as ruas de Valência entrando nos bares e convidando seus coetâneos a participarem de um momento de oração nas igrejas preparadas para a iniciativa. Enquanto isso, os participantes mais velhos estavam unidos em espírito participando de uma vigília de oração na Catedral de Valência, presidida por dom Xavier Novell Gomá, bispo de Solsona.

A conferência - que se realizou em Valência de 1 a 4 de novembro - teve também um lado festivo animado por um concerto organizado pela Cadena 100, com a participação de Hermana Glenda, Conchita e Pulpo Melocos.

Os textos das três principais apresentações e os outros materiais estão disponíveis em espanhol no site oficial do congresso: www.cnpj2012.es.

Postado em 06/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês