Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/10/2012 - Espanha - A Nova Evangelização na Escola católica
Fotos do artigo -ESPANHA – A NOVA EVANGELIZAÇÃO NA ESCOLA CATÓLICA

(ANS – Madri) – “A nova evangelização deve desempenhar um papel superior nas atividades educativas da Escola católica” – afirmou o salesiano P. Francesc Riu, no lançamento do seu livro “Nueva Evangelización en la escuela católica”, ocorrida primeiramente em Barcelona, segunda-feira, 1° de outubro, na Faculdade de Teologia, da Catalunha; e depois, quarta-feira, 3 de outubro, em Madri, no Auditorium do “Colegio Mayor San Pablo”.

O evento de Madri foi conduzido por Dom Fidel Herráez Vegas, Bispo Auxiliar de Madri, que levou a sublinhar o papel que as escolas católicas deveriam desempenhar no desafio da Nova Evangelização.

A poucos dias do início do Sínodo sobre a Nova Evangelização, o P. Riu publicou a sua contribuição para refletir sobre uma questão crucial. “O Papa – recordou o autor – fala de ‘emergência educativa’ para indicar a importância do papel das escolas católicas na nova evangelização. O atual contexto apresenta grandes desafios para a Igreja e a Escola católica”. O autor do livro mostra como, a seu ver, a Nova Evangelização deva ser o novo horizonte das escolas católicas; e apresenta as peculiaridades e a contribuição específica das escolas católicas no contexto atual.

O livro, publicado conjuntamente pelas casas editoras salesianas “Edebé” e “Central Catequistica Salesiana” (CCS), analisa a evolução das escolas católicas, na Espanha; explana o que se entenda por “Nova Evangelização”; quais os desafios e oportunidades que ela comporte; como deva atuar a Escola católica; e quais recursos possa investir nesse âmbito. No livro do P. Riu também se afronta o tema do ensino da Religião Católica como moldura adequada para a Nova Evangelização.

Ao lançamento estiveram presentes entre outros, Carlos Esteban, diretor da revista "Religión y Escola”; Inmaculada Tuset, Presidente de “Escuelas Católicas”; e o P. Koldo Gutiérrez, Delegado nacional salesiano para a PJ. O Sr. Esteban disse que “trata-se de um livro de trabalho, de um estudo” que fornece “uma tabela de marcha para o nosso tempo e que contribui para aceitar os desafios que se lhe lançam hoje”; e evidenciou o interesse pedagógico para as comunidades educativas.

O P. Gutiérrez acentuou primeiramente a necessidade de “conversão pastoral em sentido missionário” da Escola católica, tema bem presente no livro do P. Riu, lendo a seguir u’a mensagem do Reitor-Mor dos Salesianos. Nela o P. Chávez agradecia pela reflexão ofertada no texto e exprimia o seu desejo de que “as escolas católicas retomem como sua missão educativa uma ação evangelizadora mais eficiente e confiável”.

Dom Herráez Vegas, que abriu e fechou a cerimônia, agradeceu ao autor do livro por todo o seu trabalho na Escola católica, especialmente por seus 30 anos de encargo de Secretário Geral da Fundação Escola Cristã, na Catalunha; e recordou a longa amizade que o liga ao P. Riu. O Bispo Auxiliar de Madri sublinhou “o equilíbrio entre fidelidade e criatividade” no autor, e a capacidade de “atualizar o horizonte evangelizador da Escola católica” no livro.
 
Publicado em 05/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês