Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/8/2012 - Eslovênia - PE: o Programa Instrução Projetual para Jovens desempregados
Fotos do artigo -ESLOVÊNIA – PE: O PROGRAMA INSTRUÇÃO PROJETUAL PARA JOVENS DESEMPREGADOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Celje) – Entre as várias atividades que levam avante os Salesianos, em Celje, há também um programa de recuperação para jovens entre 15 e 26 anos, desempregados. Denominado ‘PIPJ’ (sigla em português) significa Programa de Instrução Projetual para Jovens”. O programa é financiado pelo Ministério da Instrução e pelo Fundo Social Europeu.

No programa podem inserir-se tanto os jovens que concluíram o ciclo de instrução quanto os que o interromperam. Escopo de PIPJ é ajudar os participantes a achar um trabalho para reinserir-se no processo de formação.

O programa funciona todos os dias. O dia pois começa com o café da manhã, juntos, e com uma conversação temática. Os temas são escolhidos e conduzidos segundo as necessidades dos jovens: visam o crescimento pessoal, a abertura dos próprios horizontes, a cidadania ativa, a formação de grupo.

Segue-se depois a programação e a distribuição dos encargos por se cumprir durante o dia. O foco do programa é o trabalho individual, que cada jovem deve realizar durante o dia, as metas pessoais que deve alcançar. Todo o grupo se reencontra no almoço, que é preparado por dois participantes. Durante a recreação há tempo para esporte e jogos de mesa. A última parte do dia se dedica aos projetos comuns, como: preparar produtos de promoção, preparar a revistinha, organizar o encontro com os pais… Esses projetos comuns são pensados segundo os interesses do grupo; e os jovens participam de todas as fases do projeto: desde a projetação até à execução e à avaliação final.

Cada semana se realizam também outros módulos de formação profissional: criar produtos de cerâmica, de madeira, de tecido; cozinhar. Tais módulos, baseados em programas de escolas de formação profissional, gozam da contribuição de agentes externos e se realizam durante todo um dia, uma vez por semana.

Entre as atividades regulares há também as entrevistas, que têm a finalidade de apresentar uma avaliação sobre o trabalho feito e... planejar o futuro; mas servem também para conhecer melhor os jovens e à sua concreta situação de vida.

Veronika Bezgovšek, uma das tutoras do programa, conta: “Certa vez um jovem, já de 25 anos, foi inserido no programa porque obrigado pelo Instituto para Emprego, que manda os jovens ao PIPJ. Não se cansava de lembrar-nos de que se ele estava ali não tinha sido uma escolha sua! No início era assaz tímido, aceitava algum trabalho somente se houvesse realmente necessidade; ficava bastante isolado; nunca dizia nada nas partilhas de grupo”.

“Fora mandado ao PIPJ porque não tinha terminado os estudos. A escola não lhe agradava e não tinha sequer achado emprego... Depois de alguns meses conseguimos estabelecer um bom relacionamento. Compreendera que nós, do Programa, não lhe queríamos fazer mal, que ali um jovem é respeitado, ouvido. Começou a participar com mais entusiasmo e se tornou um dos promotores das várias atividades. Interessou-se também por cozinha, preparando refeições para todo o grupo. Através das atividades e dos colóquios pessoais compreendeu que convinha concluir a escola: fez os exames que faltavam e o exame de ‘maturidade’. Depois, com ativa e motivada busca, achou também o emprego do seu agrado e que convinha aos seus reais interesses”.

Publicado em 01/08/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês