Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/4/2012 - Itália - Festa da Gratidão. Obrigado, Madre Yvonne… e Filhas de Maria Auxiliadora
Fotos do artigo -ITÁLIA – FESTA DA GRATIDÃO. OBRIGADO, MADRE YVONNE… E FILHAS DE MARIA AUXILIADORA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Mornese) – Como de tradição, ontem, 26 de abril, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora celebrou a “Festa da Gratidão” à sua Superiora Geral, Madre Yvonne Reungoat. Em Mornese, norte da Itália, berço do Instituto das Irmãs salesianas, a Madre Yvonne participou da primeira das três celebrações programadas para este ano do 140° aniversário de fundação do Instituto. Para a ocasião o Reitor-Mor enviou mensagem de augúrios à Superiora Geral.

Uma tradição muito arraigada nas Irmãs Salesianas é a “Festa da Gratidão”: nela a protagonista é a Superiora Geral. Celebrada inicialmente no dia ‘onomástico’ das várias Madres Gerais, foi ao depois fixada pela Madre Ersilia Canta para o dia 26 de abril, em memória de Nossa Sra. do Bom Conselho. Unem-se à celebração, ainda que só espiritualmente, todas as FMA do mundo. A festa de ontem ampliou-se também graças ao rádio, à tv ao vivo e à animação promovida pelo sítio oficial das Irmãs.

A “Festa da Gratidão” neste ano celebrou-se à luz do 140° aniversário de fundação do Instituto. O programa, por isso, articulou-se em três atos: o primeiro, ontem, em Mornese, primeira Casa das fma; o segundo em Saint Cyr (França), primeira Casa aberta fora da Itália; o terceiro em 30 de abril, em Kaisiadorys (Lituânia), última Casa aberta no Leste europeu (2009).

O dia iniciou com uma celebração em torno do ‘poço’ que há no pátio do primeiro colégio; em seguida à Madre Reungoat se conferiu a Cidadania Honorária de Mornese. Mui vivazmente manifestou a Superiora a sua gratidão; e dedicou a Placa oferecida, àquelas primeiras irmãs de Mornese que há 140 anos foram a semente fecunda de um imenso florir pelo mundo universo. Pelo fim da manhã irradiou a Madre uma Mensagem através das ondas da “Rádio Maria”, emissora católica de âmbito nacional.

Dois os momentos vividos de tarde e transmitidos ao vivo, graças à produção de Missões Dom Bosco, por ‘Telepace’ e ‘streaming’: a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese de Acqui, Dom Pier Giorgio Micchiardi, e concelebrada por numerosos sacerdotes, entre os quais o P. Stefano Martoglio, Inspetor do Piemonte e Vale d’Aosta; e uma Sessão acadêmica com a participação de várias realidades fma.

“A nossa espiritualidade tem como fonte um Pai comum, que, como relembrava com freqüência o P. Rua, só tinha uma paixão: as almas  – escreveu o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, em sua Mensagem à Madre Reungoat –. (…) Madre Mazzarello interpretou essa paixão apostólica na sua tipicidade feminina. Ela viveu entre as suas primeiras Irmãs com fidelidade criativa o projeto do Fundador, dando origem ao «espírito de Mornese»”.

O P. Chávez fez votos por que a “Festa da Gratidão” seja “uma ocasião privilegiada de reflexão por uma presença cada vez mais significativa das próprias comunidades, capazes de alimentar através da missão cotidiana, um forte clima de testemunho e uma cultura vocacional que ajude as jovens a encontrarem o seu projeto de vida e a vivê-lo em plenitude”.

O augúrio especial do Reitor-Mor à Madre Reungoat foi: “O título de Madre é muito belo. Indica antes de tudo uma pessoa que ‘dá vida’ às suas Filhas, que acompanha e fomenta o crescimento, que ilumina com sabedoria, que exorta e impulsiona para metas elevadas. Possa Maria Auxiliadora, Dom Bosco e Madre Mazzarello acompanhá-La em seu serviço de governo e animação neste dificultoso tempo, acalentando os corações de suas Irmãs e convidando-as a uma ‘sequela Christi’ marcada pela radicalidade e a alegria”.

O texto integral da mensagem do Reitor-Mor à Madre Reungoat está disponível em italiano no sítio das FMA.

Publicado em 27/04/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês