(ANS – Roma) – De 14 a 16 de setembro realizou-se na Casa Geral uma reunião da Comissão da Escola Salesiana na Europa, organizada pelo Dicastério dos SDB e pelo Âmbito das FMA, de PJ. Do encontro participaram os respectivos Conselheiros, P. Fabio Attard e a Ir. Maria do Carmo Canales Calzadilla, e outros profissionais do setor, provenientes de países onde SDBs e FMAs estão presentes com escolas e centros de formação profissional – num total de 24 pessoas.
No decorrer do encontro foi apresentado o percurso feito pela escola salesiana na Europa nos últimos 15 anos. Trabalhou-se num esboço de documento que recolhesse os “Princípios da Missão” do grupo, as tarefas e a composição. A reflexão concentrou-se nos cinco núcleos de interesse para a Escola/Formação Profissional (CFP) salesiana hoje: processo de seleção, acompanhamento e formação dos professores; identidade da escola salesiana; escola salesiana e pastoral familiar; ambiente escolar como lugar de convergência entre educação formal e informal; atualização do Sistema Preventivo.
Os participantes comprometeram-se por trabalhar nos próximos três anos sobre alguns indicadores de avaliação da identidade da escola salesiana. A metodologia valer-se-á de três grupos de estudo que assumirão como missão principal a avaliação dos boas práticas já existentes na Congregação SDB e no Instituto FMA. Os trabalhos foram coordenados pela Ir. Elena Rastello, da PJ do Âmbito, e pelo P. Miguel Ángel García, da PJ do Dicastério.
O empenho salesiano pela educação no campo da Escola/Formação profissional está atualmente ativo em 23 Países europeus e em 29 Inspetorias. Das Inspetorias europeias deriva também a realidade educativa de escolas e centros de formação profissionais no Oriente Médio (Egito, Israel, Turquia) e em outros países (Cabo Verde, Marrocos, Tunísia). No mundo da escola estão envolvidos cerca de 5000 professores, salesianos e leigos; enquanto que outras 3250 pessoas estão empenhadas na formação profissional.
A identidade, a originalidade e a orientação salesianas se refletem numa abertura a todo tipo de aluno, idade e condição. Os dados apresentados durante o encontro referem:
Publicado em 20/09/2011