Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/8/2011 - Bélgica - A Don Bosco Youth Net para a tutela de menores
Fotos do artigo -BÉLGICA – A DON BOSCO YOUTH NET PARA A TUTELA DE MENORES

(ANS – Heverlee) – Entre as várias iniciativas adotadas pelo “Don Bosco Youth Net para celebrar os seus 10 anos de existência está também a publicação do Manuel em inglês  “Dignity”, sobre o tema da tutela das crianças e dos jovens. Para a sua validade no promover o efetivo respeito aos menores, o texto recebeu o apoio econômico da “European Youth Foudation”.

A “Don Bosco Youth Net (DBYN), a rede internacional de escritórios de Pastoral juvenil e associações inspiradas no carisma salesiano, publicou no dia 16 de agosto passado, dia do aniversário de D. Bosco, o Manuel “Dignity”, que aborda um tema de importância crescente no panorama do empenho pelos jovens: a proteção dos menores contra várias formas de exploração e abusos.

Atualmente não existem muitos recursos disponíveis aos para os animadores juvenis a fim de enfrentar o problema. A DBYN, que prevê entre suas atividades a efetiva atuação dos princípios de tutela e salvaguarda dos menores, através desta publicação se empenha em informar a quantos trabalham com os jovens com relação a possíveis ocasiões de violações que acontecem frequentemente nas mais diversas circunstâncias e se oferece a partilha das boas práticas  amadurecidas com a sua experiência.

O livro, tirado gratuitamente do site dedicado, consiste em três partes: na primeira são pesquisados os fundamentos éticos da tutela dos menores no trabalho com os jovens; a segunda põe em confronto os Direitos Humanos com o Sistema Preventivo de Com Bosco e oferece alguns pontos para a prática quotidiana; a terceira,  apresenta indicações práticas e específicas sobre como efetivamente se põe em prática a salvaguarda dos menores nas organizações empenhadas com os jovens.

Para a realização do “Dignity” contribuiu também a “European Youth Foundation”, o fundo econômico instituído em 1972 pelo Conselho da Europa para sustentar economicamente as atividades juvenis europeias que promovam os direitos humanos, a tolerância, o respeito e a solidariedade.

Publicado em 26/08/2011. 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês