Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/4/2011 - Itália - Um espectáculo europeu para Dom Bosco
Fotos do artigo -ITÁLIA – UM ESPECTÁCULO EUROPEU PARA DOM BOSCO
(ANS – Turim) – O Atelier Multimédia dos Salesianos da Província de “França-Bélgica sul” (FRB), está desde há vários anos empenhado em procurar novas estratégias de comunicação para narrar a vida e a pedagogia de Dom Bosco. Este ano está programada a realização de um musical que envolverá jovens e profissionais de vários países e que dará lugar à produção de um livro e de um DVD.

Após o sucesso do livro e do DVD “Aux racines d`un rêve” (Nas raízes de um sonho), produzidos há dois anos, para narrar a origem do projecto de Dom Bosco e a sua terra natal, este ano o Atelier Multimédia decidiu empreender um novo desafio, publicando um livro a partir do texto da comédia musical “Sur la corde raide” (Na corda esticada). A comédia, realizada pelo salesiano Jacques Rey para os 75 anos da escola de Ressins, próximo de Lyon, será readaptada no texto, apresentada como espectáculo musical e gravada e publicada em DVD.

O espectáculo contará com uma participação internacional: da Bélgica vêm o compositor-autor das canções e os desenhadores para a filmagem; franceses são os actores da companhia teatral e os vários técnicos; enquanto que a Itália colaborará com a ajuda de Missioni Don Bosco (na realização das filmagens) e da Accademia dello Spettacolo (escola profissional de dança e canto).

No fim-de-semana de 9-10 de Abril toda a troupe franco-belga se reuniu em Turim com os bailarinos italianos para um primeiro encontro entre todos os participantes no espectáculo, que será filmado no teatro de Valdocco em Julho próximo. Coadjuvados pela coreografia, actores e bailarinos conheceram-se uns aos outros e fizeram os primeiros ensaios juntos. 

A Accademia dello Spettacolo é uma escola profissional de Turim, da rede salesiana, que acolhe os rapazes desde a idade de 15 anos e oferece formação artística em alternância com a tradicional, preparando os jovens na arte da dança e do canto. Missioni Don Bosco de Turim, autora de muitas produções multimédia para todo o mundo salesiano, já diversas vezes colaborou com a Accademia.

Na França os preparativos para o espectáculo envolvem diversas escolas e oficinas salesianas: as oficinas de mecânica de Marselha e de Nice, a de marcenaria de Caen, os liceus de Lyon, Marselha, Besançon. Na Bélgica, Théo Mertens e o seu filho Dominique trabalham respectivamente reorquestração das canções e na realização das animações existentes no filme.

Os autores do projecto esperam que em 2015, ano bicentenário do nascimento de Dom Bosco, o espectáculo possa ser reproduzido, em DVD, nas várias casa salesianas de todo o mundo.

Publicado em 18/04/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês