Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/2/2011 - Espanha - Prémio “Santa Cecília” para alunos e professores do Instituto de Huesca
Fotos do artigo -ESPANHA – PRÉMIO “SANTA CECÍLIA” PARA ALUNOS E PROFESSORES DO INSTITUTO DE HUESCA
(ANS – Huesca) – Alunos e professores da escola infantil do Instituto Salesiano de Huesca receberam no passado dia 3 de Fevereiro o XI Prémio “Santa Cecília” pela pesquisa etnográfica nas escolas, pelo projecto denomindao “personagens curiosos e fantásticos investigadores etnográficos”. Prémio recebido com entusiasmo e satisfação, em reconhecimento pelo trabalho realizado com as crianças dos 3 aos 5 anos. A cerimónia da entrega do prémio decorreu no Instituto dos Estudos Altoarogoneses, entidade patrocinadora do Prémio juntamente com o Centro de Professores de Huesca.

Na sessão de entrega do prémio, os professores do ciclo infantil explicaram como, no decurso de todo o ciclo formativo, foi elaborado um projecto contínuo de trabalho sobre a região de Aragão. Com este trabalho, que tinha como objectivo recordar toda a cultura presente nas aldeias e nas tradições locais, os docentes envolveram todos os âmbitos da formação: conhecimento do ambiente, leitura-escrita, arte plástica e psicomotricidade.

O primeiro trimestre centrou-se nos personagens curiosos. “Pedimos informações às crianças e elas utilizaram vários métodos de pesquisa: Internet, os pais e, sobretudo, os avós e os anciãos das aldeias onde habitualmente vão nos fins-de-semana”, esclareceram os educadores. No segundo trimestre, foram examinados os personagens fantásticos, exemplicando com fadas e duendes de todas as tradições. Os invstigadores etnográficos foram abordados no terceiro trimestre, dispondo de tempo para pedir a opinião de peritos como Enrique Satué, Paco Paricio dos “Vendedores de fantoches de Binefar” e do historiador José António Adell.

Com os dados recolhidos pelas crianças foram realizados os “livros de viagem”, difundidos pelas casas e pelas aldeias dos alunos a fim de serem compartilhados com os pais. Assim os alunos leram, escreveram e desenharam os personagens, com dinâmicas altamente interactivas entre professores, crianças e famílias. O serão de encerrramento do curso realçou tudo isto, com a criação de espectáculosa teatrais e jogos visuais sobre personagens como “o Dragão de Oroel”, os elfos e as criaturas fantásticas dos mitos aragoneses.

A entrega de prémios de pesquisa etnográfica por parte da Associação de Folclore “Santa Cecília” visa conservar e recuperar tradições em perigo.

Publicado em 09/02/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês