Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/9/2010 - Itália - Harambée, uma festa missionária salesiana
(ANS – Colle Don Bosco) – Também este ano o Harambée convocou jovens e religiosos empenhados na animação e no voluntariado salesiano. Uma festa missionária salesiana que proporcionou o encontro e o diálogo a jovens que durante o Verão viveram um mês nas diversas missões salesianas na América Latina, Europa Leste, África e Ásia.

370 jovens e adultos, dos 17 aos 35 anos, provenientes das 6 Províncias italianas e de outras nações, congregaram-se no Colle Don Bosco juntamente com os missionários, religiosos e leigos, prestes a partir na 141ª Expedição Missionária Salesiana. Presentes também os jovens salesianos em formação de S. Tarcísio de Roma e Instituto Teológico da Crocetta de Turim.

Oração, partilha, amizade, reflexão, cânticos e danças marcaram o ritmo da tarde e do serão inteiramente dedicados à dimensão missionária. Interessante foi a partilha feita pelos grupos. Jovens, voluntários regressados das experiências estivais e missionários de partida puseram em comum, divididos em 15 grupos, a sua experiência, impressões e expectativas. “É muito difícil regressar a casa! Quando se volta, traz-se consigo, mesmo sem querer,alguma coisa de África, aquilo que se sentiu na situação de pobreza”; “Desligar-se do Kosovo é difícil. Os jovens kosovares pedem-nos tantas coisas todos os dias no Facebbok!”; “Quando voltas, saboreias as tuas comodidades, mas no dia seguinte dás-te conta de que não te saciam o coração!”, foram alguns dos testemunhos dos jovens. A eles juntaram-se também os neo-missionários, entusiastas da sua opção: “Quero cantar o amor de Deus a toda a gente”; Quero responder ao dom da fé recebida dos missionários italianos vindos do Vietnam…”; “É um chamamento à disponibilidade total para a missão. Não vou para a Áustria por alguns anos, mas por toda a vida!”.

A proveniência dos missionários oriundos da Ásia e da África e destinados à Europa recordou que a descristianização é um dos problemas do velho continente. A perda das raízes e dos valores cristãos estão a minar a perspectiva da vida das novas gerações. O “Projecto Europa” é um compromisso que a Congregação Salesiana assumiu na sequência do Capítulo Geral 26 de 2008.
 
O serão terminou com o tradicional pensamento de “boa-noite” salesiana dado pela Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora.

Em ANSchannel, um curto video síntese do Harambée e do mandato missionário salesiano.

Publicado em 27/09/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês