Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/1/2010 - Haiti - Primeiras respostas às urgências
(ANS – Porto Príncipe) – No dia 17 de janeiro, o Conselho da Visitadoria Beato Filipe Rinaldi, do Haiti, reuniu-se para uma primeira avaliação da situação e fazer e atuar algumas opções para o imediato futuro.

O Conselho, composto pelo P. Jaques Charles, P. Sylvain Ducange, visitador recém-designado, P. Ange Zucchi, P. Jean Sylvain, P. Jean Baptista, P. Julio Nau, P. Gerald Jeannot e P. Jean-Paul Mésidor, hipotizou um primeiro esquema de recolocação dos Salesianos nas obras do Haiti.

Preocupante o estado das edificações salesianas. ENAM e a obra das Pequenas Escolas do Padre Bonhen (OPEPB) estão totalmente destruídas; Thorland se agachou; e a presença de Gressier está parcialmente danificada. A igreja e o centro paroquial de “Cité Soleil” ruíram totalmente.

A casa de Fleuriot ficou muito lesionada e a de Petiont Ville, muito danificada. As casas de Thorland e Petion Ville transformaram-se em centro de acolhimento: para ali confluíram 3500 pessoas.

Os salesianos que residiam nas comunidades de ENAM e de Fleuriot residirão por ora em outras obras do Haiti. Quanto aos jovens pós-noviços estudantes de filosofia, irão temporariamente para a Inspetoria das Antilhas.

Para coordenar melhor os auxílios, facilitar a comunicação e planejar o desenvolvimento das atividades foi criada uma ‘unidade de crise’ salesiana, composta pelo P. Jacques Charles, P. Ducange Sylvain e P. Ange Zucchi. Cada comunidade do Haiti deverá preparar um relatório detalhado sobre o estado dos salesianos, dos jovens e das edificações.

As urgências vindas à tona são: recolocação momentânea dos salesianos; busca de ajudas para as pessoas acolhidas pelos salesianos; proteger as casas e as obras com o refazimento dos muros perimetrais; criação de uma equipe que avalie o estado dos prédios; e, enfim, iniciar a médio prazo a reconstrução das obras destruídas.

Publicado em 19/01/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês