(ANS – Mandaluyong City) – A Inspetoria salesiana São João Bosco, das Filipinas Norte (FIN), através da sua Comissão de Comunicação Social, organizou a 2ª edição do ‘Don Bosco Film Festival 2016’. A cerimônia de entrega dos troféus realizou-se sábado passado, 9 de janeiro e 2016, no Auditorium Domingos Sávio, do ‘Don Bosco Technical College’, em Mandaluyong City.
Pelo P. Bernard Nolasco, SDB.
O tema do Festival nesse ano foi: “São João Boscopela juventude pobre e marginalizada”. No espírito do Ano dos Pobres (promovido pela Conferência Episcopal Filipina para 2015) e do Ano da Vida Consagrada, o tema desejou expressar como Dom Bosco, através dos seus herdeiros espirituais, continua a estar ativamente envolvido na Igreja e na Sociedade de hoje, assim como esteve ativo há 200 anos, sempre ocupando-se da formação e crescimento dos jovens, especialmente dos mais pobres e marginalizados.
Finalidade da manifestação cinematográfica foi encorajar os jovens orientados à cinematografia a realizar bons filmes,ricos de valores: humanos, cristãos, salesianos. No discurso de abertura da cerimônia de entrega dos prêmios, o Ator filipino ‘Kuya Kim’ Atienza lembrou aos jovens Diretores de Cinema, de usarem os seus talentos para inspirar as suas plateias a viverem uma vida rica de valores.
Do Festival – só tornado possível graças ao apoio de vários e qualificados patrocinadores – participaram alunos de seis institutos salesianos: “Don Bosco Technical Institute”, de Tarlac; “Don Bosco Academy”, de Pampanga; “Don Bosco Technical College”, de Mandaluyong City; “Don Bosco Technical Institute”, de Tarlac; “Don Bosco Youth Center”, de Manila-Tondo; e o “Don Bosco College”, de Canlubang.
O Festival previu três macrocategorias: filmes publicitários de um minuto; documentários de 10 minutos; curtas-metragens, de 20 minutos.
Entre os membros do prestigioso Júri estava o Diretor de televisão e cinema Mark Meily; o Diretor Kip Oebanda; o Professor de Multimídia Ferdinando Gonzaga; e o Diretor de som Arnold Reodica.
A lista completa dos vencedores nas respectivas categorias pode se vista no sítio web “Australasia”.
Publicado em 12/1/2016