Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/11/2015 - Moçambique - I Conferência das IUS da África
Fotos do artigo -MOÇAMBIQUE – I CONFERÊNCIA DAS IUS DA ÁFRICA

(ANS – Maputo) – “Primeiramente, uma realidade muito dinâmica, com um carisma salesiano muito forte e adaptado ao contexto. Em segundo lugar, o valor do contexto local. Por último, o desejo de melhorar enquanto instituições de educação superior. Esses os três componentes que dão identidade própria a cada uma das instituições”.

Tal foi a avaliação feita pelo Coordenador Geral das Instituições Universitárias Salesianas (IUS), Ir. Mário Olmos, sobre o Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), de Moçambique e de Angola, e sobre o Instituto Superior de Filosofia e Ciências Humanas Dom Bosco, do Togo, cujos dirigentes e membros dos setores pedagógicos e administrativos estiveram reunidos na I Conferência das IUS da África, entre os dias 9 e 11 de novembro, em Maputo, Moçambique.

Sob a direção do próprio Ir. Mário, foram debatidos temas relacionados com o projeto institucional, instrumentos de direção e gestão, plano estratégico, plano operativo, sistemas de qualificação, avaliação de cursos, bem como com os atinentes à pastoral universitária nas IUS da África. Foi além disso uma ocasião para a elaboração de um plano de trabalho conjunto, para o quinquênio 2016-2020 e, ainda, para elaborar algumas proposições para a Assembleia Geral de julho de 2016. Também foram apresentadas propostas para o desenvolvimento de um plano de longo prazo – Programa Comum V – para 2017-2020.

Ao abrir a Conferência, o Inspetor Salesiano de Moçambique, P. Marco Biaggi, fez um breve histórico da trajetória das IUS desde sua criação em 1997: “O mundo universitário ficou reconhecido como prioritário entre os nossos destinatários a partir do Capítulo 26. Até então o trabalho dos salesianos ia até o ensino médio”. Ele enfatizou que o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil lembra que as IUS refletem a convicção de que, através dos centros de formação superior, os salesianos são capazes de oferecer à sociedade uma proposta cultural de qualidade, profissionais competentes, cidadãos ativos.

O Encontro foi dividido em sessões. A primeira foi coordenada pelo P. José Ángel Rajoy, diretor do ISDB de Moçambique. Também coordenaram trabalhos o Diretor da IUS do Togo, P. Dieudonné Otekpo, e o Ir. José Chivinda, Diretor da IUS de Angola e das Instituições da África. Chivinda sublinhou a importância da I Conferência, por ser oportunidade de avaliação do trabalho das Instituições e para verificar se estão de acordo com as diretrizes da Congregação.

Qualidade nas Instituições IUS é o que o Ir. Olmos, segundo ele mesmo disse, está a pedir com insistência: “Asseguremos instituições de qualidade. A qualidade é o que os outros percebem na experiência formativa. Pois é isto que faz a diferença entre as Instituições de Ensino num momento de crise econômica por que passa o mundo”.

Publicado em 18/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês