Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/9/2015 - Serra Leoa - “Meu país tem necessidade de missionários, mas aprendi que a missão não tem fronteiras!”
Fotos do artigo -SERRA LEOA – “MEU PAÍS TEM NECESSIDADE DE MISSIONÁRIOS, MAS APRENDI QUE A MISSÃO NÃO TEM FRONTEIRAS!”

(ANS – Freetown) – O P. José Ubaldino Andrade Hernández é um salesiano venezuelano,missionário em Serra Leoa desde 2000 e atualmente Diretor e Pároco da obra salesiana “Don Bosco Fambul”, em Freetown. A revista missionária ‘Cagliero 11’ traz o seu testemunho:

Há dois elementos no meu desejo de ser missionário. O primeiro é que penso que minha vocação missionária tenha sido implantada no meu coração e na minha mente muito antes de se tornar consciente. Minha mãe pertence à Legião de Maria; recordo-me que, antes de aprender o catecismo, ela me levava a dar comida aos famintos, conforto e esperança aos doentes. Aos poucos comecei a entender que isso significava ser cristão, sair de casa, ir ao encontro, partilhar com os outros, até mesmo o pouco que tínhamos.

O segundo é que durante a minha infância e a minha juventude tive a graça de conhecer muitos missionários, os quais, com sua vida, marcaram profundamente a minha, até o ponto de querer imitá-los: eram espanhóis, italianos, poloneses, irlandeses, egípcios, colombianos, argentinos, etc.; bombeiros, professores, cozinheiros, psicólogos, mecânicos, enfermeiros, músicos.

Mas, acima de tudo, eram homens e mulheres que amavam a Jesus Cristo e aos outros, e deixaram tudo para servir. Deixaram sua pátria e vieram ajudar, a viver como nós, a rir e chorar, a cantar e rezar, a caminhar e crescer. Partilharam sua vida conosco, anunciando uma grande Notícia, a Boa Nova de Jesus. Através deles tive minha vocação missionária. Quero imitar suas vidas, suas boas ações, seu sacrifício, dedicação e perseverança. Quero sempre amar como eles amaram.

A África é uma terra misteriosa na qual a dor e a tristeza estão sempre à nossa porta. Muitos jovens foram arrastados para uma vida de sobrevivência: doença, injustiça, perigo, morte. Em meio a esta realidade, minha alegria maior foi a de descobrir a ação amorosa e misericordiosa de Deus. E percebo que quanto mais procuro evangelizar tanto mais sou evangelizado.

Certamente muitos pensam: “Também a Venezuela tem necessidade de missionários; por que ir para a África?” Esta é uma pergunta difícil. É claro que a Venezuela, país que eu amo, tem necessidade de missionários; mas aos poucos aprendi que a vida é nossa missão e que a missão não tem fronteiras. Nossa vida está fundamentada sobre o chamado de Cristo que nos envia. Quanta alegria experimento ao servir o meu povo! Mas sinto que o Senhor me pede para ir até os últimos recantos do mundo, a fim de que os que ainda não O conhecem possam encontrá-Lo.

Aos salesianos que querem ser missionários, especialmente aos da América do Sul, quero dizer: estejamos atentos ao chamado missionário do Senhor para ir ‘ad gentes’: deixemo-nos conduzir pelo seu Espírito. Não esqueçamos que nosso Pai Dom Bosco sempre sonhou ser missionário. Tu podes realizar o sonho de Dom Bosco. E lembra-te: são muitos os que te esperam!

Publicado em 22/09/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês