Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/6/2015 - Espanha - A Procuradoria Missionária Salesiana de Madri participa dos dias “Mexemo-nos pela África”
Fotos do artigo -ESPANHA – A PROCURADORIA MISSIONÁRIA SALESIANA DE MADRI PARTICIPA DOS DIAS “MEXEMO-NOS PELA ÁFRICA”

(ANS – Barañáin) – Hoje, terça-feira, 9 de junho, a Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri, participará da 11ª Edição dos Dias Solidários “Mexemo-nos pela África”, em Barañáin, com a projeção dos documentários “Yo no soy bruja” (Eu não sou bruxa) e “No estoy en venta” (Não estou à venda). Por ocasião desses dias – de quarta-feira passada até o próximo 12 de junho –, a Ongue “África Napukenda” organiza várias atividades que levam a realidade do continente africano à cidadezinha da Navarra.

A Casa da Cultura de Barañáin realiza hoje, terça-feira, 9 de junho, às 19h30 (hora local) a projeção dos últimos dois documentários da Procuradoria de Madri. Ambos dirigidos por Raul de la Fuente – Prêmio Goya para o melhor documentário em 2014 com “Minerita” –, apresentam duas realidades da África, em que se violam os Direitos da Criança. Seguir-se-á uma mesa-redonda.

“Yo não soy bruja” representa um instrumento para mostrar uma realidade desconhecida, mas que está aumentando em algumas regiões da África: a realidade de crianças acusadas de bruxaria. Crianças irrequietas ou inteligentes, deficientes, crianças com alguma doença .... são acusadas de serem bruxos/bruxas. Georgette hoje vive na obra salesiana “Hogar Don Bosco”, dos Salesianos, em Kara, Togo. A sua madrasta lhes colocou as mãos em água... fervente: “Se não tivesse sucedido nada, quereria dizer que eu era uma bruxa; mas ao invés alguma coisa... sucedeu: as minhas mão estarão marcadas para sempre” – explica a menina.

“No estoy en venta” apresenta em primeira pessoa as histórias de Rachidi e Jules, dois meninos de Benim que foram vendidos. Ambos referem como foram explorados e maltratados. O documentário reporta também o trabalho feito pelos Salesianos para recuperar meninos e meninas vítimas do tráfico; e o empenho da Procuradoria de Madri por enfrentar, ativamente, esse problema. Exploração agrícola ou nas minas, prostituição, venda-ambulante, escravidão doméstica .... são apenas alguns dos destinos de crianças e adolescentes vítimas do comércio de humanos. “Acolhemos crianças que foram vendidas por 30 €”, – explica o P. Juan José Gómez, missionário salesiano espanhol, Diretor do Centro de Acolhença, de Porto Novo, Benim, que hoje acolhe 30 crianças vítimas desse tráfico.

A Procuradoria Missionária Salesiana de Madri se confronta cada dia com essas situações, porque deseja que essas crianças, que viveram tamanhos sofrimentos, possam reencontrar o sorriso, a autostima e o desejo de viver.

Publicado em 09/06/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês