Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/2/2015 - Espanha - O curta ‘Yo no soy bruja’ finalista nos Prêmios Espiello
Fotos do artigo -ESPANHA – O CURTA ‘YO NO SOY BRUJA’ FINALISTA NOS PRÊMIOS ESPIELLO

(ANS – Madri) – O curta-metragem documentário, promovido pela Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri, “Yo no soy bruja” (Eu não sou bruxa), com a direção de Raúl de la Fuente, é um dos 21 finalistas no Festival Internacional dos Documentários Etnográficos de Sobrarbe, Prêmios Espiello, dentre um total de 234 filmes concorrentes. Trata-se do único evento nacional dedicado ao gênero documentário e referência do setor, a ponto de o número dos candidatos internacionais ter, mais uma vez, superado ao das candidaturas espanholas.

Os 21 finalistas - nove espanhóis, três belgas, dois peruanos, um do Paraguai/Bolívia, da Argentina, Croácia, Estados Unidos/Síria/Turquia, Estados Unidos, Holanda e Índia – todos serão visionados, na qualidade de finalistas do concurso, na 13ª Edição do Festival, em 17-25 de abril próximo, no Palácio de Congressos de Boltaña’, em Huesca, Espanha.

A Espanha é o país que apresentou o maior número de filmes, 107 (45% do total), seguida pela Bélgica, Brasil, Itália, Argentina e Estados Unidos. “À diferença dos anos anteriores, aumentou a participação de países europeus e ‘extralatinos”, diz a Diretora do festival, Patricia Español. Foram ao todo 49 os países que inscreveram documentários no concurso, cujo tema neste ano foi: “histórias de vida”.

“Temos sido mui rigorosos na escolha dos filmes de gênero etnográfico, assim como no de seu caráter científico, do ponto de vista da antropologia” – afirma a Diretora.

Os 21 documentários finalistas foram selecionados por um júri, ao longo de três meses, sendo as últimas decisões tomadas por unanimidade, para facilitar o trabalho.

Conflitos armados, tradições popular, movimentos “okupa”, especulação imobiliária, realidades atuais das diferentes sociedades e culturas, circo ou festas populares – esses alguns dos temas dos documentários deste ano.

Publicado em 26/02/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês