Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/12/2014 - RMG - Encontro dos Inspetores da Europa
Fotos do artigo -RMG – ENCONTRO DOS INSPETORES DA EUROPA

(ANS – Roma) – Nos dias 28 a 30 de novembro, realizou- na Casa Geral SDB, o Encontro dos Inspetores da Europa, para dar seguida ao “Projeto Europa” (PE) confiado pelo CG26 ao Reitor-Mor e seu Conselho, e confirmado no Capítulo Geral 27, pelo novo Reitor-Mor. Os participantes trabalharam em clima fraterno, unidos pela vontade de compreender o que Deus pede aos Salesianos para a Europa e quais novos modos de trabalho está a pedir hoje o carisma de Dom Bosco.

A presença do Reitor-Mor e algumas relações temáticas muito ajudaram a refletir: desde a apresentação do Cardeal salesiano Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, sobre o recente Sínodo da família, àquelas do Vigário do Reitor-Mor e dos Conselheiros de Setor, sobre o caminho feito até aqui e sobre os desenvolvimentos que comporta.

Grande foi o trabalho de avaliação e confronto nos grupos de trabalho dos Inspetores, junto com os Conselheiros Gerais presentes. Levou-se muito em consideração a avaliação feita pelos vários Conselhos Inspetoriais sobre o caminho feito até agora, acerca dos três pontos que caracterizam o PE desde o seu início, em 2008:

  • a revitalização endógena;
  • o redesenho e a caminhada de redimensionamento nas Inspetorias europeias;
  • a acolhida aos missionários na Europa.

Obteve-se assim um confronto de ideias muito denso e estimulante acerca de praxes pastorais e de visões, numa Europa que é um conjunto de continentes a serem conhecidos e compreendidos. Significativa também a presença de duas Conselheiras Gerais FMA, testemunho da vontade de caminhar em comunhão, na escuta e no confronto.

O percurso dos trabalhos, partindo da avaliação e alimentado pelas exposições em Assembleia, assumiu a seguir pontos de desenvolvimento sobre os quais caminhar com tempos e modos de avaliação. Também nas reuniões de assembleia houve momentos de confronto com os palestrantes e com o Reitor-Mor, com grande fraternidade e concreteza.

No dia 30 de novembro os trabalhos se encerraram com a fala do Reitor-Mor, o qual, a partir de quanto se partilhou em assembleia pelos trabalhos dos grupos, expôs as linhas de desenvolvimento que serão concretizadas nos próximos dias, pelo trabalho do Conselho Geral e pela formação de uma Comissão do PE que levará avante os passos futuros.

O próximo encontro plenário dos Inspetores da Europa está fixado para 2016. Os trabalhos agora prosseguem com a consciência do grande e comum desejo de tornar cada vez mais vivo e atual o carisma salesiano na Igreja da Europa.

Publicado em 03/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês