Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/4/2014 - RMG - CG27: Movimento Artigo 43
Fotos do artigo -RMG – CG27: MOVIMENTO ARTIGO 43
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – O Movimento Artigo 43 é uma experiência que envolve as quatro Inspetorias da Polônia na Comunicação Social. O P. Marek Chmielewski, Inspetor da Polônia-Piła, dele falou na boa-noite” de terça-feira, 1° de abril.

“Contar um fenômeno presente em todas as Inspetorias e que seja significativo para outros contextos culturais: foi assim que nasceu a opção de apresentar o movimento ‘Artigo 43’ – fenômeno que envolve SDB, FS e Jovens de toda a Polônia, empenhados na Evangelização pela mídia” – exordiou o P. Chmielewski.

“O ‘Art. 43’ é um movimento a que pertencem variados grupos de salesianos, leigos da FS, jovens do MJS, da Polônia e de outros países. Cada grupo conserva, na área da comunicação social, a sua própria identidade e realiza os seus objetivos particulares”.

Tudo nasceu em 2006 quando o Reitor-Mor pregou em Cracóvia os Exercícios Espirituais aos Diretores Salesianos. Alguns jovens salesianos passaram a dialogar sobre como difundir o carisma salesiano pela Polônia. Em 2008, depois do redimensionamento das casas de formação na Polônia, os pós-noviços da comunidade de Lad nad Warta publicaram um boletim, “Lenda”; videogravaram aspectos da vida da comunidade; iniciaram o sítio web da comunidade; e ampliaram a atividade em colaboração com o oratório local.

Com a ajuda dos jovens do Voluntariado Salesiano Juvenil, o ‘Art 43’ foi exportado também para Gana. A seguir fundaram-se outros grupos locais na Polônia e ampliou-se a atividade formadora com os jovens do MJS. Nasceram assim ‘Rádio Deserto’: os boletins do MJS ‘Czas Laski’ e ‘Kontakt’; videoproduções sobre a vida de obras salesianas; sítios web e um canal YouTube. Também no 'Ratisbonne', de Jerusalém, opera um grupo filiado ao ‘Artigo 43’.

Entre os elementos característicos desta experiência, há antes de tudo a paixão pela formação profissional na área da comunicação social; mas também espiritual e teológica. A formação está na base de toda a atividade de animação que agora envolve escolas, ambientes universitários, oratórios, paróquias, navegantes digitais, teventes, radiouvintes, leitores de boletins…

Outras características, específicas, são: popolaridade e simplicidade. A ação do ‘Artigo 43’, “porque feita por jovens, é simples e evita fórmulas sofisticadas. Fascina pela viço do linguajar juvenil, conta experiências de jovens, está presente onde vivem os jovens” – explicou o P. Chmielewski.

Popularidade e simplicidade entretanto não impedem uma produção de qualidade, tendo recebido também distinções de nível nacional. Mas sua prioridade é uma grande difusão e envolvimento na vida cotidiana, dialogando e criando rede e relações, especialmente com os jovens.

Publicado em 03/04/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês