Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

31/3/2014 - Itália - Oratório, escola de vida
Fotos do artigo -ITÁLIA – ORATÓRIO, ESCOLA DE VIDA

(ANS – Roma) – De 13 a 16 de março de 2014, reuniram-se em Roma, para um seminário sobre o tema “Oratório, escola de vida”, 24 jovens membros do “Don Bosco Youth-Net” (DBYN) internacional de Secretarias de Pastoral juvenil e de Associações inspiradas no carisma salesiano. Os jovens, vindos de 12 diferentes nações da Europa, reuniram-se no Instituto salesiano ‘Sacro Cuore’, para conhecer o estilo educativo de Dom Bosco no oratório e coligá-lo às estratégias de crescimento inclusivo, do programa ‘Europa 2020’.

O objetivo primeiro do seminário foi identificar métodos de trabalho não formal com os quais os jovens podem contribuir para reduzir o abandono da escola de meninos e adolescentes, ou pelo menos favorecer o seu reingresso nos canais de educação. Depois da apresentação do programa, feita na noite de quinta-feira, 13, os participantes debateram no dia seguinte, sexta, os objetivos de ‘Europa 2020’, dando peculiar atenção ao tema do “crescimento inclusivo através da educação”, explorando o modelo oratoriano como um modelo não-formal de participação e inclusão sociais.

Pela tarde, os jovens do DBYN visitaram o “Borgo Ragazzi”, vasta obra salesiana, que compreende um oratório e numerosos serviços para jovens periclitantes.

Sábado, 15 de março, os jovens revisitaram as exigências a que dar respostas, analisando as diferenças quer nas necessidades, quer nas boas práticas oratorianas, nos respectivos países de proveniência. Intervieram sobre tais temas Georg Leibold, de Jogos Poliesportivos Juvenis Salesianos, da Itália, o qual explicou como usar o esporte como meio de inclusão e educação; e Ángel Gudiña, dos ‘Jovens Ex-Alunos (JEX), que apresentou as boas práticas desenvolvidas pela sua Associação.

De tarde trabalhou-se sobre projetos futuros de intercâmbio, com a finalidade de programar colaborações e atuações sinérgicas. Durante esta fase os jovens participantes do seminário também receberam a visita de alguns Inspetores salesianos – em Roma para o Capítulo Geral da sua Congregação – que se interessaram pelo projeto ‘Erasmus+’ e pelos resultados colhidos nos últimos anos, estabelecendo contatos entre as suas Inspetorias e as organizações do DBYN. O dia terminou na Santa Missa, seguida por uma noite intercultural.

Na manhã de Domingo, 16 de março, os membros do DBYN se confrontaram sobre como colocar em prática e divulgar em larga escala as suas reflexões.

Contemporaneamente ao seminário, reuniu-se também a Direção Executiva Geral do DBYN, que, entre outras coisas, elegeu o seu novo Presidente, para o triênio 2014-2017: Sr. Francesco Bagiolini.

Publicado em 31/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês