(ANS – Sonada)– Realizou-se em Sonada, Índia, de 14 a 17 de fevereiro de 2014, um seminário intercontinental sobre temas de educação e de inclusão social. Trata-se do terceiro de quatro Encontros, que as Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) estão dedicando à promoção da reflexão acerca de tais assuntos.
Aberto pelo P. Thomas Ellicherail SDB, Superior dos Salesianos da Inspetoria da Índia-Calcutá, o seminário pronunciou-se sobre o tema da inclusão social a partir de diferentes perspectivas regionais, linguísticas, religiosas e culturais, a fim de obter um quadro completo de como se possa melhor organizar uma sociedade e sobre quais frentes se deva agir imediatamente.
O Sr. Mario Olmos SDB, Coordenador Geral das IUS, apresentou uma relação intitulada “Exclusão social e violência na Guatemala e em El Salvador Algumas contribuições da Educação a uma Cultura de Paz”.
A relação principal esteve a cargo de TK Oommen, Professor Emérito da “Jawaharlal Nehru University”, de Nova Délhi. O docente delineou os vários níveis de exclusão social e sustentou que, embora a diversidade se deva acolher e promover, ela acaba por se tornar danosa e extremamente difícil de se enfrentar quando é preciso combinar diversidade com desigualdade.
Foram também apresentados vários documentos inerentes a alguns subsistemas, como inclusão e exclusão social nas tribos; papel das instituições relativamente à inclusão social; educação e cultura; inclusão social e juventude; rumo a uma educação inclusiva; exclusão social e seu impacto; inclusão social e diversidade na educação; inclusão/exclusão: desafios da diversidade.
O Prof. Aditya Mukherjee, do Centro para os Estudos Históricos, da Jawaharlal Nehru University, apresentou em sessão plenária uma relação sobre “Sistema ‘comunal’ e sistema das castas no sistema educativo indiano: da era colonial à pós-colonial”, em que sublinhou a necessidade de uma educação universal, inclusiva, leiga.
O P. George Thadathil,Diretor Acadêmico do Instituto de Sonada-Siliguri; o P. Carlo Nanni,Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana, de Roma,; Romane Fortes Santos, Vice-Reitor da UNISAL; e o P. Juan Sabino,Coordenador das IUS na Espanha, conduziram as demais sessões.
A série dos seminários intercontinentais dedicados à educação e inclusão social, terminará em novembro próximo, em Veneza. As reflexões feitas pelos pesquisadores, acadêmicos e educadores salesianos sobre tais temas, no decorrer dos últimos dois anos, representarão a contribuição dos Centros Universitários salesianos do mundo ao Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, em 2015.
Publicado em 24/02/2014