(ANS - Roma) - Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora de primeira formação confrontaram-se com a mensagem do Papa Emérito Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se há de celebrar domingo, 12 de maio: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. O encontro de diálogo e formação decorreu na Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma, de sexta-feira à tarde, dia 3, à tarde de sábado, 4 de maio.
A iniciativa, já em 2ª edição, foi promovida pelo Dicastério dos SDB e pelo Âmbito das FMA, para a CS, em colaboração com a Faculdade de Ciências da CS, da UPS, e a Faculdade de Ciências da Educação, do Auxilium, também de Roma. Participaram perto de 150 religiosos e religiosas em formação inicial, junto com seus formadores: as juniores das Inspetorias italianas e do Auxilium, os noviços de Genzano (Roma) e de Pinerolo (Turim), os Pós-noviços da Comunidade, de São Tarcísio, com os Estudantes de Teologia, do Gerini (Roma).
Exordiando o encontro os dois Conselheiros gerais para a CS, P. Filiberto González e Ir. Giuseppina Terrugi, sublinharam: “Não estamos aqui para celebrar um evento, ainda que importante, nem somente para uma atualização, ainda que significativa; mas cá estamos para viver um processo. Isto quer dizer que existe um projeto em ato, baseado em idéias fortes, com passos a serem dados, com um tempo de preparação e realização, e com perspectivas abertas à nossa frente”.
O P. Fabio Pasqualetti, docente da FCS, e Monsenhor Domenico Pompili, diretor da Secretaria Nacional para as Comunicações Sociais da CEI - Conferência Episcopal Italiana -, desenvolveram o tema “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, segundo duas perspectivas diferentes: o primeiro com caráter sociocultural; o segundo, simbolicoeclesial. Do trabalho de grupo, nos quais os jovens religiosos dialogaram, emergiram perguntas inerentes às duas perspectivas: a da vida religiosa, chamada a confrontar-se com a realidade da nova mídia, e a da ação pastoral para uma nova e efetuosa evangelização.
O sábado foi dedicado principalmente a laboratórios que ofereceram aos jovens religiosos, a oportunidade de conhecer e experienciar algumas realidades cristãs presentes nas redes sociais. A conduzir os laboratórios, de fato, foram chamados/as especialistas que operam na área: professores, jornalistas, informáticos, promotores culturais.
Os dois dias se caracterizaram por espírito de festiva participação. De fato, os jovens compartilharam não somente os tempos de trabalho mas também os de oração e de fraternidade, pois os dois dias foram ocasião de encontro e confronto entre jovens que partilham os mesmos ideais e o mesmo projeto de vida.
Ao termo do encontro o P. Gonzalez e a Ir. Terrugi entregaram aos jovens religiosos salesianos o livro “Tra Silenzio e Parola” (LAS, Roma), aos cuidado pelos PP. Franco Lever e Mauro Mantovani, que reúne a experiência do primeiro encontro realizado no ano passado. “Desde o início pudemos intuir a importância da temática, capaz de provocar-nos a penetrar cada vez mais, como crentes e educadores/as, no vasto mundo da Rede. Rede que o Papa chama ‘portal e novo espaço de evangelização’ – comentaram no encerramento os dois Conselheiros Gerais –. Fazemos votos por que estes dias nos envolvam eficazmente e possam favorecer propostas análogas também em nossas Inspetorias em várias partes do mundo, para que aumente mais e mais a consciência da importância que hoje tem a cultura da Comunicação para a nossa missão de consagrados/as, educadores/as dos jovens – ‘nativos digitais’”.
Na seção do Dicastério para a Comunicação Social do sítio sdb.org estão disponíveis, em italiano, os vídeos e áudios das duas palestras, do P. Pasqualetti e de Monsenhor Pompili, a par de outros materiais.
Publicado em 06/05/2013