Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/4/2015 - Sudão - Defender a educação das crianças nos países em guerra
Fotos do artigo -SUDÃO – DEFENDER A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS PAÍSES EM GUERRA

(ANS – El Obeid) – Não há só a Síria: muitos são os países em que as crianças e adolescentes não podem ter um real acesso à educação por causa de guerras e violências. O Sudão, p. ex.,é o que tem o maior número e a mais alta taxa percentual de crianças fora da escola, da região Oriente Médio e Norte da África.

Cerca de 3 milhões de crianças, entre 5-13 anos, não vão à escola: desses 490.673 são crianças de 5 anos, que deveriam estar na pré-escola (50% do total), 1.965.068 da escola elementar (37%) e 641.587 de crianças da escola média (40%).

Um relatório conjunto, publicado pela UNICEF e UNESCO, afirma além disso que 15% das crianças da escola elementar correm o risco de a abandonar antes de ter concluído as classes elementares, particularmente as crianças-meninas, as crianças atingidas pela guerra, os refugiados internos, as crianças das zonas rurais, as crianças pobres, e as de alguns grupos étnicos e religiosos.

Para ir ao encontro das exigências de milhões de jovens fora dos percursos educativos, os Salesianos no Sudão se empenham por instruir os jovens pobres e fornecer-lhes um percurso para sair da pobreza. A Escola técnica salesiana de El Obeid, Capital do Estado do Norte Kordofan, oferece serviços e oportunidades educativas para jovens pobres desde 2001. Desde a sua implantação, foram mais de 1000 os jovens que receberam educação, formação e desenvolvimento, com cursos que lhes aumentam as possibilidades de emprego.

Além da escola foram também iniciados programas de formação intensiva (de um ano): mecânica de carro, mecânica geral, soldagem, eletricidade, construção, carpintaria, instalações hidráulicas. E, graças também ao serviço de consultoria e busca de emprego, cerca de 70% dos 600 diplomados encontraram trabalho estável nos setores por eles cursados.

Atualmente preparam-se mais 1.200 jovens.

“O acesso à educação oferece aos jovens oportunidades inimagináveis” – afirma o P. Mark Hyde,Responsável pela Procuradoria Missionária Salesiana, de New Rochelle –.Os programas salesianos estão em condição de satisfazer às diferentes exigências dos alunos, permitindo-lhes concentrar-se em seus estudos e adquirir habilitações de vida que os ajudam a levar às melhores opções de emprego, e achá-lo”.

Publicado em 23/04/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês