Cuba – Rumo a 2015: “Levar Dom Bosco às ruas” |
Cuba – Inaugurado Museu dedicado ao P. José Vandor |
(ANS – Santa Clara) – De 3 a 6 de novembro, os Salesianos Cooperadores, em Cuba, acolheram os Delegados mundiais dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora para a Associação, respectivamente P. José Casti SDB, e a Irmã Leslye Sándigo FMA. Recepcionaram-nos os Salesianos Cooperadores dos Centros de Camagüey, Manguito-Calimete e Sancti Spiritu – anexo ao de Santa Clara – que partilharam um dia de reflexão sobre o sentido da vocação deles.
No início do primeiro dia o P. Casti presidiu a Eucaristia. Falou também a Ir. Sándigo, com uma reflexão sobre as Leituras do dia, o que serviu para animar os agentes pastorais, a fim de que em seu serviço sintam sempre a presença amorosa de Deus.
Sucessivamente os dois hóspedes foram envolvidos por bailados e cantos pelo grupo de adolescentes da Obra de Santa Clara. O diácono Juan Carlos Urquijo, Coordenador Nacional da Associação dos SSCC, de Cuba, dirigiu breves pensamentos a ambos, confiando-lhes a tarefa de levar ao Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, uma pintura em que aparece o IX Sucessor de Dom Bosco falando com os jovens cubanos.
Depois, na Sala paroquial, os membros da Associação se confrontaram com o P. Casti e a Ir. Sándigo sobre as áreas de ação próprias da Associação no País. Na ocasião a Ir. Sándigo recordou que a vocação dos SSCC se vive na vida de todos os dias e é-se Cooperador/a em todos os ambientes: na família, no trabalho, na vida civil...
De tarde o P. Casti e a Ir. Leslye retornaram a Havana para reunir-se com os Salesianos Cooperadores dos outros centros locais: San Miguel del Padrón, La Víbora e Havana Velha, a que se uniu também a pequena representação de Santiago de Cuba.
Nos dias seguintes os dois Delegados mundiais transferiram-se à República Dominicana para continuar a animar os centros locais dos SSCC desse País.
Publicado em 07/11/2013