(ANS – Madri) – Quinta-feira, 24 de outubro, a Federação Pinardi e o Hotel ‘Hilton Madri Airport’, em colaboração com as empresas ‘MasVital Zenter’, ‘Kyocera’ e ‘Grupo BLC’, reuniram mais de 30 responsáveis dos setores Recursos Humanos, Comunicação e Responsabilidade Social do tecido empreendedorista da Comunidade Madri, para tornar conhecidas as experiências desenvolvidas pela Federação das Plataformas Sociais Salesianas Pinardi,a fim de promover a inserção trabalhista dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, especialmente dos jovens.
Isabel Pastor, Diretora de Recursos Humanos de ‘Hilton Madri Airport’, expôs as peculiaridades do projeto ‘Hilton Hopes’, e acentuou que “os maiores resultados de ‘Hilton Hopes’ se obtiveram no aumento da conscientização, da motivação e da identificação com o projeto que adquiriram os participantes no projeto e todo o grupo. O envolvimento dos responsáveis durante todas as fases e a metodologia desenvolvida pela Pinardi foram fatores chaves para o sucesso do projeto. ‘Hilton Hopes’ foi submetido a outros hotéis europeus da cadeia Hilton, suscitando um grande interesse pelo valor que despertou nas equipes de trabalho; por isso, prevemos para breve transferir a outros lugares esta nossa experiência”.
Inseridas na metodologia colaborativa própria de Pinardi, conhecida como “Formação nas e com as Empresas” – que está obtendo resultados de inserção laboral superiores a 60% dos participantes nos projetos – foram apresentadas também várias experiências de tutoria para a formação às competências sociotrabalhistas realizadas com o Grupo BLC, o Projeto Escola, de Kyocera, e o projeto Zen Job, de Masvital Zenter. Essas experiências se caracterizaram por um intenso elemento de inovação nas práticas formativas, graças às quais as empresas puderam testemunhar um valor agregado como resultado da colaboração: relativamente ao ambiente interno, à motivação, à melhoria dos processos, a maior competitividade no mercado – o que tive um impacto direto sobre os seus resultados socioeconômicos.
Ao Encontro estavam presentes os responsáveis de entidades e empresas, quais Federação Espanhola de Basquete, Grupo Vips, ‘Accenture’, Empresa de Consulências ‘Respondere’, Vodafone, Fremap, Medina Mudéjar Baños Árabes, Parques Reunidos, Repsol, Cardamomo, Advogados Ceca Magán, Trazos, Bluefish Farmaceutica, Editora Edebé.
O encontro se encerrou com a fala de Carlos Izquierdo, Vice-Conselheiro para os Negócios da Comunidade de Madri, que agradeceu à Federação Pinardi pelo seu empenho em favor da inserção no trabalho das pessoas mais necessitadas.
Publicado em 28/10/2013