Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/3/2013 - Hungria - PE: Encontro dos missionários da Áustria, Bulgária e Hungria
Fotos do artigo -HUNGRIA – PE: ENCONTRO DOS MISSIONÁRIOS DA ÁUSTRIA, BULGÁRIA E HUNGRIA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Péliföldszentkereszt) – Nos dias 1-3 de março, realizou-se em Péliföldszentkereszt, Casa-Mãe dos Salesianos da Hungria, um encontro para os missionários do Projeto Europa (PE), presentes na Áustria, Bulgária (da Inspetoria da República Tcheca) e Hungria. Presentes 16 missionários e os salesianos adidos à sua inserção nas respectivas Inspetorias.

O encontro foi convocado pelo P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões Salesianas, como estágio de monitoria e continuação do trabalho iniciado em novembro de 2011 em Roma, durante o primeiro encontro dos missionários na Europa. Na carta de convocação o P. Klement havia apresentado os objetivos da reunião: examinar a inserção e a formação dos missionários; e partilhar as próprias experiências e as das comunidades que os acolhem, a fim de formular propostas e sugestões em favor do PE.

As sessões de trabalho foram moderadas pelo P. Alfred Maravilla, Encarregado da formação missionária junto ao Dicastério das Missões. O tema que emergiu de todos os debates foi a importância do acompanhamento dos missionários por parte das Inspetorias que os recebem, a fim de favorecer a sua inserção e inculturação. Neste contexto os elementos fundamentais para um êxito feliz são tanto uma atitude acolhedora pelos salesianos das Inspetorias que recebem os missionários quanto a abertura às contribuições e ao dinamismo que os missionários podem dar à revitalização do carisma salesiano.

As visitas a alguns monumentos religiosos e culturais de Budapeste e a uma exposição no Museu Nacional sobre o desenvolvimento da obra salesiana e os sofrimentos padecidos pelos salesianos sob o regime comunista, não só enriqueceram e inspiraram todos os participantes mas também estimularam a partilha e o nascimento de novos laços de fraternidade entre os missionários. “O encontro permitiu-nos renovar o nosso zelo missionário e lançar-nos a perspectivas novas e criativas” – disse um dos participantes.

O encontro de Péliföldszentkereszt entre missionários de Inspetorias vizinhas é o segundo desse tipo: entre novembro de dezembro de 2012 os missionários do PE, na França (FRB) e Bélgica Norte (BEM), junto com os salesianos que os acompanham na inserção, já realizaram análogo encontro em Lião, França.

Tais iniciativas representam outrossim etapas de preparação para a segunda reunião, isto é, de todos os missionários do PE, a ser feita em Valdocco, Turim, de 31 de outubro a 3 de novembro, de 2013.

Publicado em 05/03/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês